Depois de aprender a identificar e diagnosticar uma arbovirose ocasionada pelos vírus Dengue, Chikungunya, Zika e Amarílico, como podemos e devemos tratá-las? Vamos descobrir!
Introdução
Não existem tratamentos específicos para essas arboviroses, sendo pautados principalmente, na hidratação adequada do paciente e condutas estabelecidas conforme as sintomatologias apresentadas.
Além disso, é extremamente importante o reconhecimento precoce dos sinais de gravidade em cada uma delas.
Dengue e Zika
Os tratamentos para as infecções pelos vírus Dengue e Zika vírus são recomendados para os casos sintomáticos. Baseados no uso de Acetaminofeno (Paracetamol®) ou Dipirona® para o controle da febre e manejo da dor, além da ingestão de líquídos, infusão de fluidos e repouso.
Na arbovirose por Zika, no caso de prurido (coceira) os anti-histamínicos podem ser considerados.
Vale lembrar que não existem vacinas aprovadas disponíveis e que não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS ou Aspirina) e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas.
Chikungunya
Na fase inicial da doença, assim como para as outras arboviroses, recomenda-se a administração de Acetaminofeno (Paracetamol®) ou Dipirona® para o alívio da febre e da dor. No entanto, em alguns casos onde as dores articulares e o edema são intensos, se faz a utilização do Ibuprofeno® ou Naproxeno® ou outro anti-inflamatório não hormonal. Da mesma forma, a Aspirina ou AAS não é recomendada pelo risco de hemorragias. Caso ocorra a evolução para as fases subaguda e crônica, é indicado o acompanhamento com o fisioterapeuta e administração de corticoides.
Febre Amarela
Assim como para DENV, CHIKV e ZIKV, o tratamento para a Febre Amarela se baseia na hidratação, controle dos sintomas e limitação das complicações. Sempre acompanhando e dando suporte ao paciente. O uso de AAS é contra-indicado.
Não se esqueça de assistir à nossa aula de Arboviroses. Até o próximo artigo!