Saber como estudar imunologia é um desafio que exigirá integração dos conhecimentos de outras disciplinas, organização das atividades e muito empenho do estudante de medicina.
Além disso, o profundo conhecimento em imunologia será fundamental para concluir sobre os distúrbios clínicos que o paciente apresentará, evitará a instituição de intervenções terapêuticas desnecessárias e facilitará o raciocínio clínico.
Isso porque a imunologia é uma disciplina que analisa a resposta inflamatória diante da invasão de microrganismos ou outros antígenos que podem desequilibrar o organismo. Também estuda a imunização ativa e passiva.
No post de hoje daremos dicas de como estudar imunologia e de como observar os resultados a longo prazo. Confira!
1. Não deixe para amanhã o que deve ser estudado hoje
Nos cursos de graduação em medicina é comum que os professores abordem uma grande quantidade de conteúdo diariamente. Isso significa que o acúmulo de tópicos a serem estudados se avoluma em velocidade exorbitante.
Ademais, para facilitar o processo de aprendizagem é interessante que o conteúdo estudado seja revisto no mesmo dia, a fim de consolidar a informação adquirida durante as aulas.
Por isso, é fundamental que o estudante de medicina faça resumos, esquemas ou outro tipo de estudo dinâmico no mesmo dia em que aprendeu o conteúdo, pois assim fortalecerá as conexões neurais que foram excitadas durante a apresentação prévia.
2. Associe o aprendizado a casos clínicos
O conteúdo de imunologia engloba conhecimento sobre os leucócitos e suas subclassificações. Enquanto os linfócitos são as células que orquestram toda a função imune, os macrófagos são responsáveis pela internalização de antígenos. Já os eosinófilos são indicadores de processos alérgicos e os neutrófilos são especializados no combate a bactérias e fungos.
É crucial relacionar as informações a um caso clínico, pois isso facilita a memorização. Sendo assim, ao se deparar com um paciente que apresenta leucocitose, por exemplo, é preciso compreender que um número maior de células foi recrutado para controlar um processo infeccioso e acompanhar o estado geral do indivíduo para descobrir a causa do aumento de glóbulos brancos no sangue.
3. Não tente estudar por repetição
Muitos estudantes de graduação acreditam que a forma mais fácil de adquirir conhecimentos é por meio da repetição. A memorização ‘forçada’ é ineficaz, pois não agrega saberes a longo prazo.
Isso ocorre porque o conteúdo assimilado dessa forma será armazenado como memória de curto prazo, ou seja, permanecerá no córtex cerebral por pouco tempo e não será consolidada no hipocampo.
Para fixar conhecimentos em imunologia na memória de longa duração é necessário fazer associações com as disciplinas já aprendidas, como anatomia, bioquímica, patologia, fisiologia e tantas outras que são essenciais para entender os mecanismos imunológicos.
Por isso, o estudante deve analisar quais são os processos de aprendizagem mais adequados para a sua personalidade. Enquanto alguns indivíduos são mais produtivos no período noturno e optam por resumos esquemáticos, outros preferem estudar com um grupo de amigos durante o dia.
Também são formas interessante de guardar a matéria a utilização de mnemônicos, músicas, piadas, jogos, desenhos ou qualquer outro artifício que te ajude a compreender e a não esquecer o que foi estudado.
Saber como estudar imunologia é de suma importância para compreender os processos patológicos que acometem os pacientes. Além disso, conhecer profundamente o sistema imune garante ao estudante a compreensão de outros saberes que estão integrados à condição clínica do doente.
No início, a imunologia pode parecer uma matéria difícil de ser assimilada, mas com a prática e valendo-se das ferramentas certas, em pouco tempo você verá que vai se tornando cada vez mais fácil aprender o tema.
Agora que já sabe como estudar imunologia, não deixe de ler o nosso artigo com cinco dicas de estudo para aprender patologia!
Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.
Que bom que gostou, Hermes! Continue nos acompanhando.