Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Coronavírus na China: Imagens de satélite indicam que COVID-19 pode ter começado a se espalhar mais cedo em Wuhan (BBC News)
Comentários:
“Apesar de a China acreditar que o novo coronavírus tenha surgido em meados de Novembro e tenha notificado os casos desconhecidos de pneumonia em 31/12/2019 à OMS, pesquisadores americanos da Universidade de Harvard acreditam que o SARS-CoV-2 apareceu antes – em Agosto.
Baseados em imagens de satélites de 2018 a 2019 (mostram aumento do tráfego nos cinco hospitais da cidade chinesa de Wuhan) e buscas por informações em sites de pesquisas chineses (sobre tosse e diarreia), desenvolveram um estudo propondo essa nova ‘origem’ (ainda não analisado por pares para publicação). A China refutou e classificou o estudo como ‘ridículo’ e baseado apenas em dados ‘superficiais'”.
Vacina contra o coronavírus: onde estamos agora? (The New York Times)
Comentários:
“Existem mais de 135 vacinas em desenvolvimento contra o vírus SARS-CoV-2. Apenas um, da empresa farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, está iniciando os ensaios clínicos de fase III que testarão se realmente funciona. Um rastreador de vacinas do The New York Times enumera o status de todas as vacinas que chegaram a testes em humanos, juntamente com uma seleção de vacinas promissoras que estão sendo testadas em células ou animais.
Europa teme 2ª onda precoce do coronavírus após protestos em massa (Agência Brasil)
Comentários:
“A Europa pode enfrentar uma disparada de infecções por covid-19 nas próximas semanas devido aos protestos em massa ocorridos no continente nos últimos dias, alertam as autoridades e especialistas da União Europeia”.
Novo tratamento até setembro? (MedScape)
Comentários:
“O FDA pode aprovar um anticorpo monoclonal projetado para tratar COVID-19 para autorização de uso emergencial já em setembro, diz o fabricante do medicamento Eli Lilly and Co. ‘Se em agosto ou setembro estivermos vendo que as pessoas que receberam tratamento não estão progredindo para hospitalização, esses dados seriam poderosos e podem levar à autorização de uso de emergência [do FDA]’, disse o cientista chefe, Daniel Skovronsky”.
Estudo realizado em cinco regiões metropolitanas mostra aumento no trânsito (FIOCRUZ)
Comentários:
“Equipe de pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) constatou que a população começou a circular mais pelas grandes cidades há duas semanas, antes mesmo de o relaxamento das medidas de isolamento ser efetivamente adotado por alguns prefeitos e governadores. Essa constatação foi feita a partir de dados da intensidade do trânsito de veículos, usando técnicas de big data, a partir do aplicativo Waze.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.