Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Tropismo multiorgânico e renal de SARS-CoV-2 (The New Englando Jornal)
Comentários:
“As autópsias de 27 pessoas com COVID-19 evidenciaram que o novo coronavírus não apenas acomete os pulmões, mas também os rins, o fígado, o coração, o cérebro e o sangue. Examinando bancos de dados de atividade genética, os pesquisadores também descobriram que três genes conhecidos por estimular a infecção por SARS-CoV-2 são altamente ativos nas células renais. Análises adicionais de seis pessoas detectaram vírus em todos os compartimentos renais examinados, o que ajuda a explicar os danos renais observados em algumas pessoas com a doença.”
Britânicos que produzem vacina farão testes com 10 mil pessoas (Agência Brasil)
Comentários:
“A Universidade de Oxford e a AstraZeneca planejam recrutar cerca de 10 mil adultos e crianças do Reino Unido para testes de uma vacina experimental contra o novo coronavírus. O teste inicial, que começou em 23 de abril, já aplicou a injeção em mais de mil voluntários, com idade variando entre 18 e 55 anos; e, agora, nas fases II e III do ensaio clínico, acrescentarão pessoas de 56 anos e mais velhas, além de crianças de 5 a 12 anos.”
Macacos recuperados resistem à reinfecção (Science)
Comentários:
“Pesquisa mostra que os macacos que haviam se recuperado da infecção pelo coronavírus estavam protegidos da reinfecção, embora não seja claro quanto tempo a proteção dura. Os pesquisadores administraram doses do coronavírus a nove macacos rhesus (Macaca mulatta), que desenvolveram sintomas leves e anticorpos contra o vírus. Um mês depois, eles deram aos macacos outra dose de vírus. Todos os nove montaram uma resposta de anticorpo a esta segunda dose, sugerindo que seus sistemas imunológicos haviam combatido o vírus.”
Anticorpo contra a SARS pode ajudar a combater o COVID-19 (Nature)
Comentários:
“Um anticorpo descoberto no sangue de uma pessoa que sobreviveu à síndrome respiratória aguda grave (SARS) pode potencialmente ajudar outras pessoas a combater o COVID-19. O novo anticorpo, chamado S309, reconhece e bloqueia o coronavírus COVID-19 e o que causou o surto de SARS em 2003. Ele funciona ligando-se a uma proteína viral chamada pico que os dois vírus usam para entrar nas células.”
Experimento japonês mostra rapidez com que vírus se espalha em restaurante (BBC News)
Comentários:
“A NHK, a emissora pública japonesa, fez um experimento que revela a importância dos cuidados com as mãos em ambientes públicos. Feita em parceria com cientistas da St. Marianna University, o teste simulou a propagação viral em um restaurante.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.