Para cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
O tocilizumabe pode atenuar a “tempestade de citocinas” em pacientes com COVID-19 (NEJM Journal Watch)
Comentários:
“Estudo com grupo pequeno, demonstra resultados do uso de tocilizumabe (anticorpo monoclonal recombinante humanizado capaz de se ligar ao receptor de IL-6 com alta afinidade) em 21 pacientes com Covid-19 grave e/ou crítica. A partir da análise prospectiva de diversos parâmetros, o trabalho aponta que todos os pacientes se tornaram afebris no primeiro dia após o tratamento com tocilizumabe, sem retorno da febre posteriormente.
Além da melhora clínica dos sintomas, normalização de parâmetros laboratoriais (como valores séricos de PCR) e leucograma e imagens comparativas mostraram reabsorção das lesões em 19 pacientes. A alta hospitalar de todos ocorreu 2 semanas após o tratamento.”
Brasil reduziu taxa de expansão da Covid-19 de 3,5 para 1,4, mas valor ainda é alto (O Globo)
Comentários:
“Pesquisadores da USP e do Hospital Israelita Albert Eistein apontaram que a R0 (taxa de reprodução) da COVID-19 no Brasil diminuiu desde o início da pandemia no país, porém permanece alto o suficiente para contribuir com o crescimento exponencial da curva de infecção. Atualmente, cada 2 brasileiros infectados transmitem o novo coronavírus para outros 3 indivíduos.”
Tabagismo e coronavírus são combinações catastróficas, diz fundação (UOL)
Comentários:
“O diretor-executivo da Fundação do Câncer diz em entrevista que ‘como o tabagismo é fator de risco para infecções respiratórias, doenças vasculares, cardiovasculares e pulmonares, e o novo coronavírus tem aí como principal porta de entrada, a ‘combinação é catastrófica’.
A declaração foi baseada em estudos científicos que comparam grupos de fumantes e não-fumantes infectados pelo SARS-CoV-2, e o desfecho clínico dos pacientes. Nestes trabalhos, a evolução para gravidade da doença e maior taxa de letalidade foram observadas em pacientes fumantes. Se destaca ainda, que o hábito tabagista (cigarro, narguilé, cigarros eletrônicos) favorece à disseminação do vírus por ‘perdigotos’.”
Na Itália, 90% do comércio reabre em 1º dia de retomada (IstoÉ)
Comentários:
“A Confederação de Comerciantes da Itália (Confcommercio) informou nesta terça-feira (19/05) que no primeiro dia de autorização do governo para a reabertura do comércio não essencial, houve adesão de cerca de 90% das empresas do setor. A retomada está ocorrendo de forma gradual e se encontra na segunda fase de combate à pandemia, sendo avaliada tanto pelo governo nacional como pelos regionais, que poderão intervir e voltar a fechar parte do comércio caso a curva de contágios da doença volte a subir.”
OMS diz que fará revisão da pandemia (Agência Brasil)
Comentários:
“A OMS informou que uma revisão independente da resposta ao novo coronavírus começará assim que possível, e recebeu uma promessa generosa de repasse de verbas da China, que está no foco como a origem da pandemia. O maior crítico da OMS, o governo do presidente norte-americano Donald Trump, denunciou ‘aparente tentativa de esconder o surto do vírus por pelo menos um Estado-membro’ da organização.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.