Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Estudo alerta para diferenças regionais em recursos hospitalares (FIOCRUZ)
Comentários:
“A pesquisa liderada por pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) conclui que existem grandes diferenças regionais na disponibilidade de recursos hospitalares no país, e faltam equipamentos e leitos de UTI para atendimento a casos graves de Covid-19 na maioria dos municípios brasileiros.”
Terapia sérica convalescente como tratamento de primeira escolha para o coronavírus (Nature)
Comentários:
“Os anticorpos do sangue doado por pessoas que se recuperaram da doença e hiperimunoglobulinas estão se tornando tratamentos de escolha para COVID-19. Tratar as pessoas com o sangue carregado de anticorpos daqueles que já sobreviveram a uma infecção é uma abordagem centenária para combater vírus.
As evidências de sua eficácia contra o COVID-19 são poucas, mas têm duas grandes vantagens em relação a novos tratamentos: está disponível agora e é relativamente seguro, desde que o sangue seja examinado. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, grandes esforços começaram a estimular doações de plasma de sobreviventes.
E grandes empresas farmacêuticas estão se unindo para desenvolver produtos de anticorpos purificados a partir do plasma combinado de doadores ou produzidos em bovinos geneticamente modificados.”
Por que alguns pacientes já recuperados voltam a ter teste positivo para COVID-19? (BBC News)
Comentários:
“O que acontece, na verdade, é que, enquanto os pulmões se curam, algumas células mortas do pulmão são expulsas. São esses fragmentos de pulmão que levam ao teste positivo” explica a médica Maria Van Kerkhove, epidemiologista da OMS.
Primeiros afetados pela COVID-19 no Brasil tinham, em média, 39 anos (Agência Brasil)
Comentários:
“A média de idade dos primeiros pacientes diagnosticados com a COVID-19 no Brasil, de 39 anos, foi mais baixa do que a observada em outros países. Associado ao fato de que, na fase inicial da epidemia, grande parte desses pacientes pertencia às classes sociais mais elevadas, isso pode ter contribuído para que o país tenha registrado uma taxa de hospitalização equivalente à metade da média internacional.”
Diretor-geral da OMS pede unidade global na luta contra o coronavírus (Agência Brasil)
Comentários:
“O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, pediu nessa segunda-feira (04/05/20) que o mundo se una para derrotar o novo coronavírus.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.