Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
Ministério da Saúde lança ações de cuidado aos idosos em situação de vulnerabilidade (Ministério da Saúde)
Comentários:
“O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou na última quinta-feira (30/04/20), o Plano Nacional de Contingência para o cuidado às Pessoas Idosas em Situação de Extrema Vulnerabilidade Social.
A iniciativa atenderá, prioritariamente, a população idosa vinculada às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e beneficiárias de programas sociais. O objetivo é ampliar o acesso e cuidado à população idosa em situação de extrema vulnerabilidade, durante a pandemia do coronavírus.”
Como escolher a melhor vacina (Nature)
Comentários:
“Mais de 90 vacinas para o coronavírus estão em vários estágios de desenvolvimento e pelo menos seis estão sendo testadas quanto à segurança nas pessoas. Agora, desenvolvedores, financiadores e outras partes interessadas estão preparando o terreno para seu maior desafio até agora: determinar quais vacinas realmente funcionam.
A Organização Mundial da Saúde propôs um desenho de teste adaptativo que permite que as vacinas sejam adicionadas e descartadas continuamente. A agência ainda precisa descobrir quais vacinas testar primeiro e como convencer os desenvolvedores de medicamentos a colocar seus produtos uns contra os outros.
Geralmente, grandes ensaios são necessários para determinar a segurança e eficácia. Uma alternativa é administrar vacinas que parecem seguras em estudos iniciais para grupos de alto risco – como profissionais de saúde – sob regras de ‘uso de emergência’.”
Corte de financiamento para pesquisa com coronavírus de morcego (Science)
Comentários:
“Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) tomaram o passo incomum de cortar repentinamente o financiamento de um projeto EUA-China que investiga como os coronavírus, como o SARS-CoV-2, passam de morcegos para humanos. O NIH se recusou a comentar por que cancelou a concessão, que estava em seu sexto ano. O projeto parece ter sido vítima de uma teoria da conspiração sobre a origem do vírus.”
Psicólogos podem atender de forma online durante isolamento social (Agência Brasil)
Comentários:
“Os atendimentos por psicólogos podem ser feitos a distância em momentos como o isolamento social devido à pandemia de covid-19, através de ferramentas online. Pacientes que já estavam em tratamento e, mesmo quem quiser iniciar um acompanhamento psicológico, podem ser atendidos remotamente.”
Papa pede que vacina contra coronavírus deve ser compartilhada no mundo (Agência Brasil)
Comentários:
“No pronunciamento de domingo, na biblioteca papal, o papa Francisco pede cooperação da comunidade científica internacional para descobrir a vacina contra o coronavírus e disse que qualquer vacina bem-sucedida deve ser disponibilizada em todo o mundo. Além disso, agradeceu a todos que estão prestando serviços essenciais no mundo inteiro.”
OMS diz que o mundo “luta pela vida”, mas que há esperança (Agência Brasil)
Comentários:
“Gradualmente vários países estão saindo do isolamento social e retornando a vida normal, mas o novo coronavírus representará risco significativo até que vacinas sejam desenvolvidas, disse nesse domingo (03/05/20) o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan.
De acordo com diretor-executivo do Programa de Emergências, “ao nível global, a situação ainda é muito, muito séria”. E, ‘o que estamos aprendendo é que é possível manter essa doença sob controle’, complementa.”
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.
Precisamos ficar atentos e bem informados, ótimo artigo !!