Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- “Dominando o Coronavírus”: nosso novo curso e página especial com várias informações sobre o assunto
- Aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS) para obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
OUTRA DICA
O Ministério da Saúde apresenta uma nova plataforma informativa com dados sobre o surto de coronavírus no Brasil. O painel permite consultar o número de óbitos e casos confirmados, quantidade de pacientes infectados por região e estados do país, bem como comparar semanas epidemiológicas.
Coronavírus passou por mais de 30 mutações e se tornou mais letal (Metrópoles)
Comentários:
“Os cientistas da Universidade de Zhejiang, na China, avaliaram amostras do vírus em 11 pacientes diagnosticados com a Covid-19 e descobriram pelo menos 30 mutações em comparação ao vírus encontrado no início da epidemia na China, sendo que 19 delas nunca haviam sido vistas antes.
Algumas cepas se tornaram mais virulentas (como na própria Zhejiang, Nova York e Espanha) enquanto outras se apresentaram de forma mais branda (Whashington). Os pesquisadores observaram que as cepas agressivas reproduziram até 270 vezes mais carga viral do que o tipo menos potente.”
Postos de saúde do SUS terão consulta virtual (Ministério da Saúde)
Comentários:
“Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter consultas virtuais nos postos de saúde da Atenção Primária, a partir do mês que vem. Com o Consultório Virtual da Saúde da Família, os pacientes poderão dar continuidade ao acompanhamento de condições crônicas, tais como hipertensão arterial, diabetes mellitus e outros problemas com as equipes que já tem forte relação de cuidado.”
Anvisa publica lista com produtos que podem substituir o álcool 70% (Agência Brasil)
Comentários:
“A Anvisa publicou ontem (23/04/20) uma lista de produtos que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies para conter e limitar a propagação do novo coronavírus. A recomendação dos tem como objetivo fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool diante do aumento da procura por esses itens no mercado.”
Primeira morte nos EUA pode ter ocorrido três semanas antes que se pensava (Nature)
Comentários:
“A primeira morte do COVID-19 nos Estados Unidos pode ter ocorrido na Califórnia em 6 de fevereiro – mais de três semanas antes da primeira morte relatada no estado de Washington. Isso pode alterar a linha do tempo do coronavírus dos EUA. Relatórios semelhantes surgiram em outros lugares nas últimas semanas, incluindo a Itália.”
Candidato a vacina mostra sucesso precoce em teste com animais (Nature)
Comentários:
“A equipe liderada por Chuan Qin, no Peking Union Medical College, em Pequim, apresentou vacina experimental protege macacos da infecção pelo vírus que causa o COVID-19.
No experimento, oitos macacos rhesus (Macaca mulatta) foram expostos intencionalmente ao vírus e, selecionadamente, foram injetados com três doses de uma vacina composta de partículas quimicamente inativadas de SARS-CoV-2.
Todos os quatro macacos que receberam uma dose alta da vacina não tinham vírus detectável na garganta ou nos pulmões sete dias após a exposição. Macacos que receberam uma dose mais baixa de vacina mostraram alguns sinais de infecção por coronavírus – mas seus níveis de vírus foram muito mais baixos do que em animais expostos que não receberam vacina. Este mês, a empresa que desenvolveu a vacina recebeu aprovação para iniciar testes de segurança humana.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.