Dentre as muitas qualidades que os estudantes de medicina precisam desenvolver, com certeza, o autodidatismo e uma boa memória se destacam. A disciplina de anatomia costuma testar essas habilidades. Imagine ter que decorar os mais de 600 músculos do corpo humano? Haja memória!
Para se dar bem, é preciso encontrar uma forma de estudo que facilite esse processo, já que a carga de informação é extensa e a rotina do curso é bem puxada. No artigo de hoje, daremos dicas de como memorizar os músculos do corpo humano de forma eficiente e divertida. Afinal, estudar anatomia não precisa ser uma tortura. Acompanhe!
Desenhe os músculos do corpo humano
Desenhar é a maneira mais fácil de aprender anatomia, e o melhor dessa técnica é que você não precisa ter sido abençoado com o dom artístico, basta que compreenda seu desenho. Estimule o cérebro usando várias cores para separar os músculos, o que facilita ao buscar na memória cada um deles.
Uma dica é colar esses desenhos nas paredes do quarto e, sempre que puder, revisar cada estrutura. Só o fato de desenhar já retém a informação, porém a repetição faz com que esses dados sejam convertidos da memória de curto prazo para a de longo prazo.
Use a lógica
Muitos músculos do corpo humano receberam seus nomes com base em seu tamanho, formato, localização ou função. Um exemplo é o músculo quadríceps femoral. Pela lógica, você percebe que ele é composto por quatro músculos e que envolve o fêmur. Esse método de estudo pode ser muito eficiente. Ao ler o nome do músculo, é possível deduzir informações importantes que podem ajudar no momento das provas.
Faça flashcards
O uso de flashcards pode ser uma ótima ferramenta de estudo, principalmente para decorar nomes e funções. Neles, é possível escrever ou desenhar algum músculo específico e, no verso do cartão, suas funções e localidade.
Outra opção é escrever frases, siglas ou acrônimos que ajudem a memorizar o conteúdo. Com os flashcards, além de testar seus conhecimentos, você pode estudar em qualquer lugar.
Utilize a internet e aparatos tecnológicos
On-line, você pode encontrar várias plataformas de ensino com videoaulas que são ótimas para aprender e repassar todo o conteúdo, além de conseguir diversos materiais como resumos, imagens e dicas de estudo.
Existem vários aplicativos para celular que permitem visualizar as estruturas anatômicas de maneira bem didática. Alguns disponibilizam simulados para testar seu nível de conhecimento. Esse método, na verdade, pode ser usado para estudar toda a anatomia, e não apenas o sistema muscular.
Vá além da teoria
Estudar anatomia, em geral, é necessário, mais do que apenas ler e visualizar. Quando estiver em uma aula prática, toque o músculo e crie uma imagem em sua cabeça ao sentir a estrutura. Compare a textura e a forma com algo que você já conheça. Isso ajuda a criar uma memória definitiva.
Você pode estudar usando seu próprio corpo ou seus colegas de turma. Faça marcações na pele com tintas laváveis e aplique testes uns nos outros. Isso vai ajudar a assimilar todo o conteúdo.
O segredo para memorizar os músculos do corpo humano ou qualquer área de estudo, além de muita persistência, é respeitar seus limites. Não fique ansioso. Lembre que é preciso ter estabilidade mental para lidar com a pressão e as cargas do curso. Então, durma bem e se alimente com qualidade — você arrasará nas provas.
Gostou das dicas apresentadas no artigo? Aproveite que você já está aqui e assine a nossa newsletter para receber direto em sua caixa de e-mail dicas incríveis para auxiliar nos seus estudos!
A anatomia é a base de tudo e de todos que estão na área da saúde, agora com o clube da anatomia estudantes e profissionais podem aprender anatomia no conforto da sua casa.