Como forma de cumprir o nosso dever em melhorar a saúde do país através da educação e conter a disseminação de informações falsas (fake news) sobre o Coronavírus (COVID-19), nós aqui do Jaleko estaremos checando e selecionando as principais notícias veiculadas sobre assunto, para que você que nos lê, seja aluno(a) de medicina ou profissional da saúde, possa se manter informado com credibilidade.
Dica valiosa: O New England Journal of Medicine e UpToDate estão disponibilizando os seus artigos sobre COVID-19 de graça! Uma das maiores revistas de medicina do mundo e o maior portal de tomada de decisão com informações sem cobrar nada!
Veja também:
- Coronavírus | principais notícias de quarta-feira (25/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de terça-feira (24/03/2020)
- Coronavírus | principais notícias de segunda-feira (23/03/2020)
VALE CONFERIR
Um grupo de cientistas brasileiros lançam o Observatório COVID-19 BR para projetar o avanço do coronavírus, com base nos dados disponíveis até agora. Há também modelos matemáticos que mostram e simulam a propagação do vírus, em diferentes cenários, com base na circulação das pessoas e outros parâmetros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cloroquina e hidroxiquicloroquina poderão ser usada em casos graves do coronavírus (Ministério da Saúde)
Comentários:
“Diante dos estudos promissores quanto ao benefício de cloroquina e hidroxiquicloroquina no tratamento do COVID-19, o Ministério da Saúde indica o seu uso em pacientes graves e hospitalizados. O protocolo prevê uso por cinco dias, complementado a outras medidas de suporte.
Além disso, alerta à população que os medicamentos podem trazer risco e efeitos colaterais à saúde, e não previne contra a doença. Sabe-se que a hidroxicloroquina bloqueia a infecção viral ao aumentar o pH intracelular, necessário para a proliferação viral; além interferir na glicosilação dos receptores celulares de SARS-CoV.
Nos últimos meses, estudos científicos mostraram, de modo geral, que a droga funciona tanto para impedir a entrada viral na célula, como nos estágios pós-entrada. Ainda, houve redução da carga viral e melhora clínica dos pacientes com COVID-19 e pneumonia após seu uso. Entretanto, mais evidências são necessárias.”
O epidemiologista, que criou o modelo matemático do Imperial College, revisa o estudo e admite erros (The Daily Wire)
Comentários:
“O modelo matemático apresentado pelo Imperial College de Londres, que apresentou um panorama da propagação do vírus, da mortalidade por COVID-19 e do impacto no sistema público de saúde, foi submetido a uma maciça revisão nesta quarta-feira (25/03/20). O estudo foi altamente citado por organizações como o New York Times e tem sido fundamental para a tomada de decisões em políticas governamentais.
Agora, o epidemiologista Neil Ferguson e sua equipe revelam que muito mais pessoas são infectadas, preveem que os hospitais britânicos estarão capacitados para receber pacientes com COVID-19, e reduziu a estimativa do número de mortes de 500 mil para 200 mil.”
Como as doenças variam sazonalmente e o que isso poderia significar para coronavírus? (Science)
Comentários:
“Há anos, cientistas e médicos observam que algumas doenças, como a poliomielite e a gripe, aumentam e diminuem com o tempo. Pesquisas em andamento em animais e humanos sugerem uma variedade de causas, incluindo mudanças no ambiente (pH, temperatura e umidade) e até mudanças sazonais e diárias em nosso próprio sistema imunológico. Descobrir essas respostas poderia um dia fazer toda a diferença para minimizar o impacto de surtos de doenças infecciosas, como a doença de coronavírus 2019.”
A OMS solicita aos países garantir a continuidade dos serviços de malária no contexto da pandemia de COVID-19 (OMS)
Comentários:
“Reconhecendo o grande número de vítimas da malária nas populações vulneráveis da África Subsaariana, bem como a frágil infraestrutura de saúde da região, a OMS destaca a importância de apoiar os esforços para prevenir, detectar e tratar a malária.
Garantir o acesso às principais medidas de prevenção da malária é uma estratégia importante para reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde; incluem medidas de controle de vetores, como redes tratadas com inseticida e pulverização residual interna, bem como quimioprevenção para mulheres grávidas e crianças pequenas. Medidas adicionais podem aliviar o fardo para os sistemas de saúde no contexto do COVID-19, como tratamento presuntivo de malária e administração de medicamentos em massa.”
Um terço da população mundial está sob quarentena (BBC News)
Comentários:
“Isso significa que agora uma de cada três pessoas no mundo teve de mudar os hábitos de forma drástica para conter o avanço da pandemia de coronavírus. Em geral, o modelo de restrilçao adotado em quase 60 países depende do grau de disseminação da doença no local, do contexto político e do alinhamento com as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde.”
Cientistas indicam avanço do coronavírus mais rápido do que o previsto em Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (O Globo)
Comentários:
“Pesquisadores da USP, UFRJ e UnB indicam que nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília o vírus se propaga muito mais rapidamente do que se projetava há 20 dias. Somadas, as três poderiam chegar a 16 mil casos já na próxima semana.”
Caso queira se aprender mais sobre o Coronavírus recomendamos que assista o nosso vídeo, em que o professor Lucas Campos explica como reduzir a exposição e aumentar a precaução em relação à COVID-19.
Além disso, também criamos uma página especial com várias informações sobre o assunto e um novo curso chamado “Dominando o Coronavírus“.
Consulte também o aplicativo “Coronavírus – SUS” (Android e iOS), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, no qual é possível obter informações oficiais, encontrar postos de saúde próximos e mais.