Iniciar os estudos em microbiologia talvez seja uma das partes mais empolgantes do ciclo básico, porque é ali que começamos a nos deparar com alguns tópicos da clínica, mais especificamente, da infectologia.
As doenças infecciosas e parasitárias existem desde antes da Medicina ocidental que conhecemos hoje. Suas consequências afetam diretamente as diferentes populações mundiais e ainda são causas de morbimortalidade em diversos países.
Por isso, nada mais importante do que conhecer um pouco mais sobre as doenças infecto-parasitárias mais prevalentes. Mas calma, estamos no ciclo básico, logo, antes de estudar propriamente cada uma das doenças infecciosas, precisamos conversar sobre as características microbiológicas desses agentes infecciosos.
Precisamos conhecer a taxonomia, propriedades morfológicas especificas, formas de reprodução, ciclos biológicos, mecanismos patogênicos, resposta imunológica associada, pois é só com essas informações que podemos, então, discutir, mais para frente, as características clínicas e tratamento dessas doenças.
E já que estamos buscando entender sobre a microbiologia desses agentes infecciosos, precisamos de boas fontes de estudo para entendermos um pouco mais sobre esse assunto.
Aqui vamos discutir quais são os livros que valem a pena ser lidos, aqueles que mais valem o investimento de tê-los em casa e também, quais os livros mais específicos para que aprofundemos um pouco mais no assunto.
Pois isso, vamos começar falando sobre um dos livros mais badalados de microbiologia médica.
MICROBIOLOGIA MÉDICA – MURRAY, ROSENTHAL, PFALLER
Já está disponível para compra a oitava edição de 2017, em sua versão traduzida para o português, o livro de microbiologia médica do autor Patrick Murray, conhecido apenas como Murray, para os íntimos.
Este livro charmoso e todo colorido é uma das melhores escolhas para você estudar microbiologia. Além de ser referencia em diversas universidades diferentes, ele tem uma leitura rápida e objetiva. Sua linguagem é bem clara e sucinta, o que torna sua leitura agradável e dinâmica.
O livro traz não só os conceitos de microbiologia (incluindo bacteriologia, virologia, micologia e parasitologia), mas também características associadas a imunopatogênese dos microrganismos, além de trazer informações sobre exames laboratoriais.
E, como se trata de um livro de microbiologia médica, ele não te fará perder muito tempo com detalhes microbiológicos que não sejam importantes para a área médica.
Entretanto, é importante eu ressaltar aqui que, se você espera todas as respostas nesse livro, você não vai encontrá-las, justamente pelo fato de ser um livro sucinto, mas ainda assim, esta é uma aquisição que vale a pena ter em casa.
MICROBIOLOGIA – TRABULSI, ALTERTHUM
Este livro, que está na sua sexta edição, de 2015, conhecido pelo nome de seu primeiro autor, é um livro bastante completo, que atende bem a graduação. Sua linguagem é fácil e didática.
Ele é bastante completo também em conteúdo, não tratando apenas sobre os microrganismos, mas sim sua interação com o hospedeiro, formas de diagnóstico e opções terapêuticas.
Este é um livro direcionado não só para o curso de Medicina, mas também para outras áreas como farmácia, bioquímica, biologia, enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, veterinária, e outras matérias ligadas às ciências da saúde.
Apesar de não ser um livro especificamente de microbiologia médica, ele é bastante preciso e traz diversas informações sobre a área. Está entre os meus favoritos pessoais.
MICROBIOLOGIA – TORTORA, FUNKE, CASE
Não poderia deixar de citar o famoso Tortora. O livro que se encontra em sua 12ª edição de 2016 é um clássico da microbiologia.
Tem uma leitura um pouco mais densa, mas é bastante eficaz para aquilo que se propõe. Um clássico das bibliotecas.
Não tem como eu te falar qual deles é o melhor e mais completo. Dentro da minha experiencia com esses três livros, percebi que há capítulos mais completos sobre um determinado tema em cada um deles, ou seja, um completa o outro. Sendo a sessão de bacteriologia de todos os três talvez uma das mais fortes de todos os livros.
Por isso, vou deixar algumas outras indicações de livros sobre as outras especialidades dentro da microbiologia, mas apenas para aqueles que desejam se aprofundar no assunto e que acham que um livro geral não é suficiente:
- Micologia: micologia médica a luz de autores contemporâneos – José Julio Costa Sidrim. 1ª ed. 2003. (ótimo para complementar)
- Virologia: Virologia humana – Maria Teresa Vilella. 3ª ed. 2014. (bastante complexo)
- Parasitologia: Parasitologia humana – David Pereira Neves. 13ª ed. 2016. (ótimo para complementar)
Essa é a minha dica para vocês! Bons estudos!