Engana-se quem pensa que somente as matérias da área biológica são estudadas no curso de medicina. Durante o ciclo básico — que dura dois anos — matérias de humanas, como a filosofia, são abordadas e cobradas em forma de disciplina nas diversas instituições de ensino.
O interessante é que muitos ingressantes no curso não sabem disso, visto que não fazem ideia da correlação que existe entre a medicina e essas matérias. A relação com a filosofia, por exemplo, é antiga e se iniciou na Grécia com Hipócrites, um filósofo e médico que buscava compreender o todo que forma o ser humano.
Assim, a perspectiva Hipocrática que diferencia o normal (estado de harmonia do corpo) do patalógico (estado de desarmonia do corpo), reitera a importância da relação entre médico e paciente, com enfoque na pessoa em sua totalidade, o que possibilita diversas abordagens terapêuticas para o alcance da saúde, ou seja, da cura.
Pensando nisso, elencamos 5 dicas para que você possa se sair bem nas matérias de humanas que, provavelmente, você pensou que nunca mais veria. Confira!
1. Leia
Para entender os conceitos que surgem nas matérias de humanas é necessário realizar uma leitura eficaz do texto, que pode ser feita em duas etapas
Na primeira você realiza uma leitura rápida para conferir todo o conteúdo de modo geral. Para fazer isso, você precisa dar atenção aos títulos, subtítulos, esquemas, ilustrações, palavras e frases destacadas. Dessa forma, identificará rapidamente os assuntos que o texto aborda.
Em contrapartida, na segunda etapa sua leitura deve ocorrer de forma mais aprofundada. Como leitor, você deve se aproximar do texto com o intuito de ler de maneira mais crítica e cuidadosa. Isso é fundamental para realizar uma interpretação adequada do conteúdo exposto.
2. Consulte o dicionário
É comum que, ao estudar matérias de humanas, os estudantes encontrem palavras que nunca viram durante sua trajetória. Isso pode ser considerado o primeiro obstáculo para a compreensão de um texto. No entanto, é um problema que pode ser solucionado rapidamente com o auxílio de um dicionário.
Deste modo, no momento em que encontrar uma palavra desconhecida, consulte o dicionário e faça as devidas anotações, pois ajudará na memorização do seu significado. Caso esteja estudando filosofia, consultar o dicionário da disciplina pode ser uma ótima ideia.
3. Compreenda a linha de pensamento do autor
Quando for necessário ler uma obra ou texto de um determinado autor, você deve começar lendo sobre seu trabalho de maneira geral, isso inclui sua linha de pensamento e sua biografia pessoal. Esta atitude lhe ajudará no entendimento dos textos, porque as obras das áreas de humanas são diretamente influenciadas pela perspectiva do autor.
É natural, inclusive, que livros filosóficos contenham ironias que frequentemente passam despercebidas, uma vez que o leitor desconhece a posição do autor sobre o assunto. Portanto, ao entrar em contato com as obras de humanas, é importante conhecer mais sobre o autor antes de embarcar na leitura do texto.
4. Elabore esquemas e resumos
Não há dúvidas de que a elaboração de resumos e esquemas otimiza o tempo, permite a memorização e fixação da matéria estudada e facilita a aprendizagem, pois os esquemas economizam palavras e permitem a visualização do conteúdo de um texto de maneira clara e objetiva, enquanto os resumos reconstroem o texto original a partir da interpretação do leitor.
5. Comente o texto
Diferentemente do resumo, que tem como objetivo explicar de maneira breve o pensamento de um autor, o comentário em um texto permite que o leitor:
- compreenda os argumentos do autor e as principais ideias presentes no texto;
- compare as ideias de autores distintos sobre um assunto.
Em suma, comentar um texto propicia uma leitura mais crítica e original de uma obra, além de auxiliar no entendimento da matéria e, consequentemente, no bom desempenho.
Gostou das nossas dicas para se dar bem nas matérias de humanas? Com certeza elas vão lhe fazer chegar ao próximo nível. Se quer ter acesso, em primeira mão, a mais conteúdos como este, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!