Na Semiologia você já deve ter aprendido sobre os diversos sinais encontrados no exame físico. Alguns desses sinais são indicativos de diversas síndromes, por isso são úteis na sua prática clínica ao auxiliar na realização de diagnósticos. Hoje iremos abordar os sinais clássicos que nos fazem pensar na possibilidade de um quadro de abdome agudo.
Abdome agudo é um diagnóstico sindrômico, cujo principal sintoma é a dor abdominal. Nem sempre o tratamento será cirúrgico, muitas vezes pode ser clínico.
Ele pode ser do tipo inflamatório, obstrutivo, perfurativo, vascular e hemorrágico. Dentre as causas mais comuns de cada um, podemos citar a apendicite aguda, como principal causa de abdome agudo inflamatório; bridas são responsáveis pela maior parte dos casos de obstrução; úlcera perfurada pelos quadros perfurativos; embolia da artéria mesentérica superior nos vasculares; por fim, a gravidez tubária rota nos hemorrágicos.
Os sinais que veremos hoje podem ser indicativos de alguns quadros específicos, mas outros podem indicar irritação peritoneal que pode ser comum a mais de uma causa específica.
1- Sinais de Irritação Peritoneal
- Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite.
- Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.
- Sinal de Dunphy: Dor à percussão do ponto de McBurney ou dor ao tossir. Pode ser indicativo de apendicite.
- Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite.
- Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.
- Sinal do Obturador: Dor à rotação interna do quadril direito flexionado em decúbito. Pode ser indicativo de apendicite.
- Sinal do Martorelli: Dor referida no abdome ao realizar a punho percussão do calcâneo.
- Sinal de Murphy: Interrompe a respiração por dor à palpação do hipocôndrio direito. Indica peritonite local e colecistite aguda.
2- Sinais de Hemorragia Peritoneal
- Sinal de Cullen: Equimose em região periumbilical. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica.
- Sinal de Gray-Turner: Equimose em região de flancos. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica.
- Sinal de Fox: Equimose em região inguinal e base do pênis. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica.
- Sinal de Laffont: Dor referida no ombro direito. É indicativo de hemorragia retroperitoneal, pois o sangue na cavidade peritoneal irrita o nervo frênico.
- Sinal de Kehr: Dor referida na região infra escapular. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é um sinal clássico de ruptura de baço.
3- Sinais de Perfuração/Pneumoperitônio
- Sinal de Jobert: Perda da macicez hepática na percussão. Pode ser indicativo de pneumoperitônio.
Existem ainda outros sinais importantes no exame físico do abdome, porém não foram o foco do texto de hoje.
Agora fica mais fácil reconhecer e revisar os sinais, certo? Já que gostou, não esqueça de salvar e compartilhar com os amigos que se enrolam nesse tema também. Bons estudos!
Tenho dores no pé do abdómen ao espirrar e virilha esquerda ,Tenho um quadro de hidrocele leve e mta sensibilidade local com muito incomodo já fiz a ultra da bolsa mas só deu hidrocele Pergunto: A dor no abdómen está relacionada a hidrocele?
Olá! Realmente, dor pode irradiar para o abdômen… Para avaliar se ela está, de fato, relacionada à hidrocele, é necessário uma avaliação médica.