E aí, pessoal do Jaleko! Tudo bem?
O assunto de hoje é muito interessante e relevante. Falaremos das diferentes maneiras de como as hemorragias podem se apresentar. Petéquias, púrpuras, equimose, hematomas e apoplexia: você sabe a diferença? Muita gente acaba confundindo essas formas!
Vamos entender melhor sobre elas?!
O que é hemorragia?
Primeiro, você deve saber que o sangue do nosso organismo se encontra no sistema cardiovascular (coração e vasos). Ele é um sistema fechado. A hemorragia, portanto, é qualquer extravasamento sanguíneo para fora desse sistema.
Sabendo sobre a hemorragia, é importante entender como ela se apresenta morfologicamente. E as principais formas são petéquias, púrpuras, hematomas, equimose e apoplexia.
Petéquias
Consistem em pequenas hemorragias, e se apresentam em pequenos “pontinhos” hemorrágicos, que medem cerca de 1 a 2mm. As petéquias se formam por diapedese, ou seja, não há lesão no vaso. Geralmente, as hemácias fluem pela parede intacta do vaso.
Púrpuras
São pontos hemorrágicos maiores que as petéquias e chegam a cerca de 1cm. Também ocorrem por diapedese, mas podem acontecer, também, por reunião de petéquias.
Equimose
Ao contrário das anteriores, ocorre por ruptura de vaso (pode ser gerada por traumatismos ou por enfraquecimento da parede vascular, por exemplo) e, então, há o extravasamento do sangue para fora do vaso.
A equimose se apresenta em manchas planas, difusas e irregulares. É conhecida como hemorragia em lençol, justamente por não provocar elevação no local.
É observada como uma mancha roxa na pele, causada por alguma pancada, por exemplo. Não há necessidade de nenhuma interferência, pois ela desaparece sozinha ao longo dos dias.
Figura 4: equimose
Hematoma
O hematoma também é ocasionado por ruptura de vaso. Ocorre um acúmulo (coleção) de sangue no tecido, formando uma elevação, um alto-relevo. Uma causa importante de hematomas é o pós-operatório imediato (poucas horas após o procedimento cirúrgico), por exemplo.
Pode ser necessário remover os hematomas, dependendo do tamanho e da localização. Eles podem ser removidos por cirurgia simples ou se pode aguardar alguns dias e realizar o esvaziamento com uma agulha.
Apoplexia
A apoplexia ocorre também por ruptura de vaso, levando ao extravasamento de sangue. Ela acontece em duas situações: quando há uma grande hemorragia no organismo ou quando há qualquer hemorragia a nível cerebral (desde uma hemorragia mínima).
Então é isso , galera! Agora você já pode identificar os padrões morfológicos das hemorragias por ai com segurança, sem passar vergonha!
Bons estudos , pessoal! Até a próxima!
Conheça os cursos do Jaleko e complemente seus estudos em Medicina!
Cuide de uma senhora de 91 anos e ela tem Alzheimer e Parkinson e ela tem muitas manchas devido a fragilidade capilar e umas das q me comove em ver manchas roxas com sangue numa dimensão muito grande. Tem como eu enviar fotos pra saber como tratar?
Olá muito obrigado pela mensagem. Na verdade o Jaleko é um curso para médicos e alunos de medicina. A melhor forma é procurar um dermatologista para analisar. Um grande abraço, Dr. Felipe Magalhães