Um plantão médico pode ser algo bem puxado! Mas tem quem goste da rotina e da adrenalina. Então, o mais importante é preparar-se para encarar as longas horas e os atendimentos emergenciais.
Um dia de plantão nunca é igual a outro: hoje talvez seja calmo e sem movimento, mas amanhã todos podem ter uma emergência ao mesmo tempo. De toda forma, a correria intensa e os desafios constantes são as principais características de um plantão médico.
Essa é sua paixão e você quer mesmo atuar como plantonista? Confira, a seguir, 6 dicas para encarar a jornada e dar o melhor de si aos pacientes!
1. Beba bastante água
Se você ignorar aquela sede persistente, pode entrar em um processo de desidratação leve. Isso prejudica muito o seu desempenho e a sua capacidade de análise.
Caso sinta fadiga, tontura, dor de cabeça e sonolência, encha algumas garrafinhas de água, pois você pode estar se desidratando. Se tiver dificuldades de lembrar que precisa beber água, baixe um app ou coloque alarmes em seu celular. Assim, você não se esquecerá desse detalhe que é pequeno, mas tão importante.
2. Alimente-se bem
Deixar de comer durante o plantão pode ser algo bem comum. Às vezes, fica difícil dar aquela paradinha para fazer uma refeição, mas é imprescindível alimentar-se bem! Portanto, carregue uma bolsa com algumas comidas leves, que possam dar força para aguentar a jornada. Não se esqueça de ingerir:
- frutas e verduras que forneçam vitaminas, antioxidantes e sais minerais;
- carboidratos leves, que deem energia sem deixar aquela sensação de peso no estômago;
- sucos, chás, isotônicos e outros líquidos, para dar uma força na hidratação;
- carnes brancas, grãos e ovos, para manter a saúde e fortalecer os músculos.
Uma dica extra é evitar alimentos muito pesados, que podem favorecer a sensação de fadiga e a sonolência, prejudicando seu desempenho.
3. Faça pequenas pausas
O descanso é essencial para manter o ritmo. Tire pausas de até 15 minutos, deite em algum lugar calmo e tente relaxar. Esse tempo é suficiente para repor as energias e encarar mais uma fase da jornada.
Depois do descanso, você vai se sentir renovado. Além disso, sua mente vai ter mais condições de guiar suas decisões e atitudes.
4. Tire um cochilo
O sono está batendo com força? Nada de mergulhar no café! A cafeína ajuda mesmo a manter o ritmo e a energia, mas pode prejudicar a sua saúde, causar problemas gástricos (além de hipertensão) e aumentar os níveis de estresse ou ansiedade.
Sem contar que o sono acumulado não pode ser recuperado com café: o melhor mesmo é aproveitar as pequenas pausas e tirar cochilos rápidos. Reserve uns 10 ou 15 minutos, coloque o despertador do celular, feche os olhos e relaxe. Essa pequena dose de descanso vai ser revigorante!
5. Evite fazer plantões seguidos
Por qualquer que seja o motivo (financeiro, profissional ou pura paixão), não é aconselhável tirar plantões seguidos. O descanso entre cada jornada é fundamental para manter sua qualidade como profissional e equilibrar a sua saúde.
Um médico cansado está muito mais sujeito a cometer erros e jogar anos de dedicação no lixo. Portanto, aprenda desde já a ser disciplinado e a evitar sobrecargas. Não coloque em risco a sua carreira e a vida dos pacientes.
6. Mantenha o controle emocional
Um plantão é bem estressante! Você vai lidar com gente nervosa, enfurecida, desesperada e em diversas condições emocionais extremas. Portanto, trabalhe MUITO seu controle emocional, ok?
Você é o profissional e precisa ser a pessoa mais serena da situação. Dê um atendimento humanizado aos pacientes, orientando, acalmando e ajudando cada um deles a reassumir o controle de suas próprias emoções.
Seguindo essas dicas, o plantão médico vai ser muito mais proveitoso e equilibrado, ajudando a consolidar você na carreira médica. Quer acessar mais conteúdos de qualidade? Siga a gente nas redes sociais (Instagram e Facebook) e acompanhe nossas postagens!
Descendo de 15 min de qtas e qtas horas ?
Bem, essa é um questão polêmica. Vamos primeiro ver o que diz a lei e o conselho federal de medicina (CFM) a respeito disso. O CFM define a duração normal de trabalho para médicos, ou seja, a cada noventa minutos de trabalho, o médico tem direito a um repouso de dez minutos (parecer n.º 12/2015) e a Lei n.º 3991/1961 fala exatamente a mesma coisa! Então, do ponto de vista legal, o descanso é de dez minutos a cada 90 de trabalho. Mas atenção! Isso não significa descansar enquanto tem um paciente grave precisando de cuidados médicos! Apesar da lei e o CFM definirem o descanso, a prioridade é o paciente, caso tenha um paciente grave necessitando de cuidados o descanso deve ser interrompido para o atendimento.