Estude com a melhor plataforma de medicina para estudantes de medicina
1º ano Cardiologia Fisiologia

Regulação da Pressão Arterial: Sistema Renina – Angiotensina II – Aldosterona

Regulação da Pressão Arterial: Sistema Renina - Angiotensina II - Aldosterona
Escrito por Paula Rodrigues
4.5
(125)

Agora, vamos falar de outra parte extremamente importante da regulação da Pressão arterial (Pa): o Sistema Renina-Angiotensina II – Aldosterona (SRAA). Aposto como logo no primeiro período de medicina, você já deve ter ouvido falar desse sistema, tamanho a importância.

Aposto, como logo no primeiro período de medicina, você já deve ter ouvido falar desse sistema, tamanho a importância.

O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial.

Para não ter dúvidas, acesse essa aula sobre a Fórmula Básica da Regulação da Pressão Arterial

Observe as seguintes etapas de ativação:

 

1ª etapa:

A diminuição da Pa causa diminuição da perfusão renal, que é percebida pelos mecanorreceptores nas arteríolas aferentes do rim. A diminuição da Pa faz com que a pró-renina seja convertida em  renina nas células justaglomerulares. A secreção de renina pelas células justaglomerulares é aumentada por estimulação dos nervos simpáticos renais e pelos agonistas do ß1 e reduzida pelos antagonistas de ß1, como o propranolol.

 2ª etapa: 

A renina é uma enzina que no plasma catalisa a conversão de angiotensinogênio em angiotensina I (possui pouca atividade biológica).

 3ª etapa: 

Nos pulmões e rins, a angiotensina I é convertida em angiotensina II, reação catalisada pela Enzima conversora de angiotensina (ECA).

 4ª etapa: 

A angiotensina II atua sobre as células da zona glomerulosa do córtex suprarrenal, estimulando a síntese e a secreção de aldosterona. A aldosterona, atua sobre as células principais do túbulo renal dista e ducto coletor aumentando a reabsorção de Na, levando o aumento do LEC e volume sanguíneo.

5ª etapa: 

A angiotensina II tem ação direta sobre o rim, estimulando a troca de Na– H no túbulo proximal renal e aumentando a reabsorção de Na e de HCO3.

6ª etapa: 

A angiotensina II atua sobre o hipotálamo, aumentando a sede e a ingestão de água. E estimula a secreção do hormônio antidiurético, que aumenta a reabsorção de água nos ductos coletores.

7ª etapa: 

Por fim, a angiotensina II atua diretamente sobre as arteríolas, levando a vasoconstrição.

Em resumo, a diminuição da Pa ativa o SRAA, produzindo um conjunto de respostas tentando normalizar a Pa. A resposta mais importante é o efeito da aldosterona aumentando a reabsorção renal de Na⁺. Ao se promover a reabsorção de Na⁺, aumenta-se o volume do LEC e o volume sanguíneo, com isso  ocorre aumento do retorno venoso, e pelo mecanismo de Frank-Starling, aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.

Referências: CONSTANZO, L. S. Fisiologia. 5.ª ed.

Outra forma eficaz de medir a pressão arterial é através dos barorreceptores. Veja mais no artigo sobre Regulação da Pressão Arterial – Reflexo Barorreceptor.

Qual o seu sentimento em relação a esse artigo?

Clique na estrela correspondente e avalie de acordo com o impacto!

Avaliação Média: 4.5 / 5. Quantidade de Votos: 125

Este artigo ainda não recebeu nenhum voto. Seja o primeiro a avaliar!

Sobre o autor

Paula Rodrigues

3 comentários

    • Gonçalina, você não faz ideia do quanto é gratificante para nós ler um comentário desse naipe! Ficamos muito contentes em saber que acabamos com todas as suas dúvidas acerca do assunto. A gente que agradece (;

Deixar comentário.

Share This