Oi, galera! Vamos continuar hoje a série “qual livro devo comprar”, e o tema de hoje é qual livro de bioquímica comprar. A bioquímica faz parte do grupo de matérias básicas do curso de Medicina.
Provavelmente, você cursará a disciplina no 1º ou 2º período da faculdade, e, portanto, a escolha de livros é importante, por você estar num momento de adaptação, meio perdido. E, então, precisa de ajuda nessa fase tão importante e complicada de sua vida.
É para ajudar você que trazemos mais um post. Vamos nessa!!
A bioquímica pode ser fácil e pode ser complicada, e um dos fatores que definirão isso é o livro que você escolhe para estudar.
Seguem os livros abaixo:
Um livro super importante e, ao mesmo tempo, super difícil, é o “Princípios de Bioquímica de Lehninger”, de Nelson e Cox.
É um livro completíssimo, que traz a bioquímica super aprofundada, porém é muito grande, acaba fazendo “voltas demais”, uma leitura MUITO pesada.
Traz muitos conhecimentos importantes e você pode utilizá-lo, claro. Porém, ao meu ver algumas informações são desnecessárias à formação médica por serem específicas demais.
Sendo assim, durante a leitura, você pode ir selecionando o que deve ser lido e entendido, e também aquilo que você pode “pular”, pois há coisas que você consegue perceber naturalmente que não são necessárias para o SEU estudo.
Mas como eu disse, é um livro completo e que você pode confiar, afinal, é um clássico da bioquímica.
Uma outra ótima opção é o “Bioquímica”, de Campbell. É um livro didático, completo e claro, e não é tão extenso quanto o Lehninger.
Traz, em todos os capítulos, seções práticas, para aproximar o estudante da resolução de problemas. E traz também conexões bioquímicas, que destacam temas atuais e fazem conexão da bioquímica com a realidade.
Uma excelente opção também é o livro “Bioquímica Ilustrada” , de Richard Harvey. É um livro que traz as informações necessárias de forma clara, objetiva e simples, tornando o estudo mais leve e prazeroso.
Além disso, traz diversas figuras e diagramas que facilitam ainda mais o aprendizado da bioquímica. Vale MUITO a pena, gostei muito dele!!!
O livro “Bioquímica Básica”, de Anitta Marzzocco é um livro também bem sucinto e objetivo, trazendo uma introdução a bioquímica, porém não é indicado para quem deseja aprofundar um pouco mais na bioquímica, justamente por ser algo introdutório, mais superficial.
Estão curtindo?
Outro livro de bioquímica também muito utilizado é o livro “Bioquímica”, de Stryer. É um livro com linguagem clara, e acessível. Completo e abrangente.
Possui diversas correlações com aplicações clínicas, associando o tema bioquímico estudado às doenças.
Uma boa opção para você que deseja estudar a bioquímica de forma mais aprofundada e não tão complicada.
Outro livro para o estudo da bioquímica durante a faculdade de Medicina é o “Bioquímica Ilustrada de Harper”.
Oferece uma abordagem concisa dos aspectos mais relevantes da bioquímica PARA O ESTUDO DA MEDICINA, ou seja, é um livro que seleciona aquilo que é importante para a medicina, evitando que você estude coisas que não terão nenhuma aplicação clínica/prática ao longo da faculdade/profissão.
Chegando ao fim …
E por fim, trago dois livros que trazem a aplicação clínica da bioquímica.
São livros que não devem ser utilizados para o aprendizado das bases e fundamentos da bioquímica, mas sim para que, após aprender esses conceitos, você possa aplicá-los, estudando casos específicos e interpretando resultados bioquímicos.
O primeiro é “Bioquímica Clínica para o Laboratório: Princípios e Interpretações”, de Motta.
Ele traz aspectos fisiológicos, correlações clínicas, e os métodos escolhidos para teste de diversos órgãos e doenças. Muito interessante tanto para os alunos quanto para os professores.
E o segundo é “Bioquímica Clínica”, de Gaw, que traz diversos resultados bioquímicos de testes dos mais diversos órgãos e doenças.
É um livro mais curto que o anterior, muito didático e interessante, tanto para você estudante quanto para um profissional.
Mas vou dizer uma coisa: dentre todos esses livros que falei acima, durante o estudo da bioquímica, mesclei e preferi alguns livros, os quais melhor me identifiquei.
Li o Lehninger? Sim, grande parte, algumas eu pulei por ver que não era relevante para o meu estudo. O Campbell muitas vezes foi uma importante opção.
E, quando estava mais apertada, com menos tempo, usava o Bioquímica Ilustrada de Harvey por ser mais resumidinho. E quer saber, me dei muito bem hahah.
É isso galera, desejo boas escolhas do(s) seu(s) livro(s), e bons estudos!! Abraços!
Um outro livro muito bom (porém extenso) é o “Bioquímica” de Donald Voet & Judith G. Voet. Segundo meu professor, ele é equivalente ao Lehninger, principalmente na parte de biomoléculas (porém esse meu professor indicou estudar metabolismo pelo Lehninger, já que era uma preferência dele). Como gostei da leitura do Voet, então está aqui minha recomendação!
VOET é realmente muito extenso, porém muito completo, considero usar ele como um complemento com o Lehninger porque um completa o outro ” cada um deles já é completo sobre o assunto mas vale a pena ter ambos ” vale lembrar que existem 2 livros do VOET no mercado o fundamentos de bioquimica e o BIOQUIMICA, esse que eu me refiro é o BIOQUIMICA aquele da capa verde quarta edição.