Fala aí galera!! Hoje vamos falar um pouquinho de um assunto importante no estudo da anatomia, que é a anatomia da mão. Falaremos dos ossos que formam as mãos.
Antes de começar, nunca se esqueça de ter em mãos um bom livro/atlas como Sobotta, Netter, e Moore. A melhor forma de estudar anatomia é vendo as imagens e desenhando. Leia também algumas dicas maravilhosas para o estudo da anatomia. Então vamos nessa?!!!
Sobre as mãos:
Nossas mãos trazem várias peculiaridades como: os traços que temos na palma da mão que ajudam a criar atrito para facilitar a pega de objetos, as linhas que formam nossas impressões digitais que são ÚNICAS, a palma das mãos que é sempre mais clara do que o restante da pele, pois nesse local há menor quantidade de melanócitos, enfim, são diversas características únicas presentes nas mãos, e algumas delas que nos tornam únicos no mundo.
Ossos que formam as mãos:
Os ossos e articulações que formam nossas mãos, que corresponde a parte final dos membros superiores, garante que consigamos desempenhar inúmeras funções diariamente. É com ela que realizamos ações como nossas atividades manuais, comer, beber, escrever, pegar objetos (movimento de pinça entre o polegar e outros dedos), entre outras inúmeras ações.
Apesar de ser pequena em tamanho, a mão é uma das regiões do corpo com maior número de ossos, sendo formada por 27 ossos, e está dividida em 3 partes, sendo elas: carpo (punho), metacarpo e falanges (dedos). Não pense, “ah, só pra complicar né”, você vai ver como é fácil aprender os ossos da mão e em pouco tempo.
Carpo:
O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.
Obs.: Os ossos das duas fileiras estão nomeados de lateral para medial de acordo com a posição anatômica.
• Escafoide: É o maior osso da fileira proximal do carpo e também o mais lateral na posição anatômica. Está abaixo da tabaqueira anatômica. Possui forma de barco. Possui uma elevação, conhecida como tubérculo escafoide, que é facilmente palpável. Se articula com o rádio, e com os ossos trapézio, trapezoide, semilunar e capitato.
• Semilunar: Osso em forma de lua, como o próprio nome diz. Fica localizado entre o osso escafoide e o osso piramidal. O semilunar articula-se com o rádio e com os ossos do carpo, como escafoide, capitato e piramidal.
• Piramidal: Tem forma de pirâmide. Articula-se com o rádio, e com os ossos pisiforme hamato e semilunar.
• Pisiforme: É um pequeno osso da fileira proximal do carpo, que fica sobre a face palmar do osso piramidal. Articula-se com a cabeça do rádio e com o osso piramidal.
A fileira distal está composta de lateral para medial por:
• Trapézio: Possui 4 faces que se articulam com os ossos metacarpais I e II; com o osso escafoide e trapezoide.
• Trapezóide: Semelhante ao osso trapézio em seu formato. Articula-se com o metacarpal II, trapézio, capitato e escafoide.
• Capitato: Maior osso do carpo. Articula-se com o metacarpal III, trapezoide, hamato, escafoide e semilunar.
• Hamato: Último osso da fileira distal do carpo. É um osso palpável devido à um acidente anatômico presente, o hámulo do hamato. O osso hamato articula-se com os metacarpais IV e V, capitato, semilunar e piramidal.
Metacarpo:
A segunda parte é o metacarpo. Os ossos metacarpais são formados por base (mais proximal, que se articula com os ossos carpais), corpo e cabeça (mais distal, que se articula com as falanges). Os ossos metacarpais são 5, sendo o metacarpal I – o do polegar – o mais curto e mais largo de todos. O metacarpo III contém o processo estiloide lateralmente em sua base.
Falange:
E a terceira parte são as falanges, sendo 3 falanges: proximal, média e distal. São formadas por 3 partes: base (proximal), corpo e cabeça (distal). Todos os dedos possuem 3 falanges, a proximal, média e distal, exceto o polegar que contém apenas 2 falanges: a proximal e a distal.
bem eplicado gostei bastante.
Que bom que gostou, Leticia! Na plataforma do Jaleko temos várias aulas sobre todas as disciplinas da faculdade de medicina, já foi lá conferir?