Já imaginou se as pessoas não tivessem expressão facial alguma? Não demostrassem felicidade, tristeza, espanto, raiva.. não demonstrassem nada? Que mundo chato teríamos.. Mas como temos tais expressões faciais? Pelos músculos da face, especialmente os músculos da mímica facial.
Nossa face é repleta de músculos, os quais nos possibilitam fazer diversas expressões.
Hoje, vamos falar sobre a anatomia. Mostrar esses músculos da mímica facial e suas ações, e, principalmente, em qual expressão determinado músculo está envolvido.
A face, também conhecida como “rosto”, é a parte frontal da cabeça e se estende da fronte ao queixo, e de orelha a orelha. É o nosso “cartão de visita”. Quando você está triste, por exemplo, o seu rosto fica com aspecto triste. Já quando a alegria predomina, todos ao seu redor percebem, devido às suas expressões faciais.
Mas como essas expressões são possíveis?
Nossa face é repleta de músculos, chamados de músculos da expressão facial ou músculos da mímica facial, justamente por serem os responsáveis por tais expressões da face.
A palavra mímica quer dizer: “maneira de expressar o pensamento por meio de gestões, expressões corporais e fisionômicas”. Ou seja, é uma forma de comunicação e interação humana. Da mesma forma, a mímica facial é uma ferramenta importantíssima nas relações humanas, permitindo identificar sentimentos, ideias, e etc.
Mas expressões faciais não são as únicas funções desses músculos, como veremos a seguir.
Músculos da Face
A musculatura da face é do tipo músculo estriado esquelético, ou seja, possui ação voluntária.
Diversos músculos estão envolvidos.
Começando pela fronte, temos o músculo occipitofrontal. É um músculo plano. O nome que esse músculo recebe é completamente fácil de entender e gravar, pois ele possui dois ventres: um ventre occipital e um ventre frontal, daí o nome “occipitofrontal”, e entre esses ventres há uma aponeurose, que os mantém “ligados”. Assim, se estende da região occipital até a região da fronte. Em relação a mímica facial, o ventre frontal possui um papel mais importante, pois, ao se contrair, forma rugas transversais na fronte (testa). “Sabe aquele momento que você recebe uma notícia inesperada e fica surpreso?” Nesse momento, a expressão facial que você demonstra é justamente a de surpresa, pela contração do músculo occipitofrontal.
Logo abaixo temos um músculo, muito menor do que o anterior, que é o músculo corrugador do supercílio. Esse músculo está localizado acima das órbitas. A contração desse músculo forma rugas verticais acima do nariz. “E em qual expressão facial este músculo está envolvido?” Na expressão de preocupação. E, sem que você perceba, sua expressão já se alterou.
Abaixo temos o músculo prócero, que recobre o dorso do nariz. Ele, juntamente com o músculo nasal (parte transversa), realiza a ação de abaixar a parte medial (parte mais próxima do nariz) do músculo corrugador do supercílio e enrugar a pele do dorso do nariz. O resultado dessa ação se dá em expressões de repugnância a alguma coisa, ou por exemplo, quando você olha diretamente para o sol e a luz solar faz com que tais músculos realizem essa ação.
Continuando, temos o músculo orbicular do olho. Trata-se de um músculo que circunda toda a órbita e age como um “esfíncter orbital”. Isso porque esse músculo fecha as pálpebras. Ele possui uma porção orbital que fecha as pálpebras firmemente, por exemplo, quando há luz intensa, e então esse esfíncter estreita a rima palpebral, ou até mesmo quando há algum risco de entrada de algum objeto no olho, ocorre esse reflexo palpebral na tentativa de proteger. O músculo orbicular do olho possui também uma porção palpebral, que fecha as pálpebras delicadamente, como quando piscamos, dormimos e etc.
Vemos que a ação desse músculo está envolvida em processos que vão além da expressão facial, processos esses que se fazem necessários, como o piscar, que é de suma importância para evitar o ressecamento da córnea, pois a cada vez que piscamos, ocorre a lubrificação da mesma, pelo fluido lacrimal. Mas, para que isso ocorra, é necessário o piscar, pois assim esse fluido é distribuído. Já reparou que, quando você passa um tempo maior sem piscar, os olhos começam a apresentar certa ardência? Isso é devido à falta da lubrificação constante.
Depois, temos o músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz. Sua ação é dilatar a abertura nasal anterior. Isso pode ser observado quando estamos com muita raiva ou quando fazemos um grande esforço, e a asa do nariz fica dilatada.
Temos também os músculos zigomáticos, que ficam sobre o osso zigomático, na “maçã” do rosto. O músculo zigomático maior fica situado na face lateral do osso, e sua ação pode ser bilateral (ou seja, o músculo zigomático maior direito e esquerdo atuam juntos) produzindo elevação da comissura labial, no ato de rir, quando a expressão é de felicidade, quando está sorrindo. Mas ele pode atuar também unilateralmente, quando apenas uma comissura labial é elevada, produzindo aquele riso irônico.
Já o músculo zigomático menor, por sua vez, fica situado na face anterior do osso zigomático. Sua contração gera a elevação do lábio superior e aprofundamento do sulco nasolabial. Essas ações podem exprimir tristeza, principalmente pelo aprofundamento do sulco.
O músculo bucinador é o músculo da bochecha. Possui um papel importantíssimo, pois mantém o alimento em contato com as arcadas dentárias, para serem mastigados. É um músculo que resiste ao ato de soprar, acumulando ar nas bochechas, que ficam estufadas.
Outro músculo que atua como esfíncter é o músculo orbicular da boca, que é o esfíncter oral. Ele circunda toda a boca, e sua contração fecha a rima da boca. É um músculo muito utilizado no ato de beijar, pois ele se comprime e protrai os lábios. Quando você vai soprar ou fazer bico esse músculo também é utilizado.
O músculo levantador do lábio superior também atua nos lábios, como o nome sugere, mas sua ação é diferente. Ele realiza elevação e eversão do lábio superior, e com essa elevação os dentes tornam-se visíveis.
Temos também o músculo levantador do ângulo da boca. Não se confunda com o anterior. O músculo levantador do ângulo da boca realiza elevação do ângulo da boca e não de todo o lábio. Ele alarga a rima da boca, e assim, quando sorrimos, nos permite um “sorriso largo”.
O músculo risório está próximo do ângulo da boca e tem como ação o sorriso, mas um “sorriso falso”.
Um músculo que também compõe esse grupo de músculos da mímica facial é o músculo abaixador do ângulo da boca. Fica situado abaixo do ângulo da boca e, ao se contrair, realiza a sua ação de abaixar a comissura labial, expressando tristeza.
Assim como temos o músculo levantador do lábio inferior, temos também o músculo abaixador do lábio inferior. O que esse músculo faz? Ele retrai o lábio inferior.
Na região do mento (queixo), temos o músculo mentual. Ele provoca enrugamento da pele do queixo e protrai o lábio inferior. Na prática, a ação desse músculo é vista quando alguém faz “beicinho”. Alguns autores o relacionam com a expressão de dúvida.
E temos ainda o músculo platisma, que se inicia na face e recobre a região anterior do pescoço. A ação desse músculo é abaixar a mandíbula contra resistência e realiza também o tensionamento da pele do pescoço.
Inervação dos músculos da mímica facial
A inervação dos músculos da mímica facial é realizada pelo VII par craniano, o nervo facial.
Esse nervo possui uma raiz motora e uma raiz sensitiva, sendo a raiz motora a responsável pela inervação muscular.
Dessa forma, esse nervo garante a motricidade de todos os músculos faciais que estudamos.
Uma lesão no nervo facial pode comprometer a ação de tais músculos, e assim, causar quadros de paralisia dos músculos, comprometendo a expressão facial e comprometendo também ações além da expressão, como, por exemplo, do músculo orbicular do olho.
Sendo assim, ao notar alguma alteração da movimentação facial/expressão facial, o nervo facial deve ser avaliado, para detectar possíveis lesões.
Se quiser saber mais sobre como testar o nervo facial, leia o artigo https://blog.jaleko.com.br/nervos-cranianos-nervo-facial-vii/.
Por hoje, é isso!! Tenha em mãos um bom livro e atlas de anatomia (https://blog.jaleko.com.br/qual-livro-de-anatomia-devo-comprar/).
Bons estudos!!
Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.
Que bom gostou, Hermes! Fique à vontade!