O momento mais esperado para um estudante de um curso de graduação é a formatura. Para os estudantes de medicina não seria diferente, afinal, foram 6 anos de muito estudo e dedicação. No entanto, a formatura não é um momento só de festa para os futuros médicos.
A chegada da formatura representa a necessidade de se fazer uma escolha: qual das especializações em medicina seguir? Certamente, durante todo o curso, o estudante se identificou com algumas áreas de atuação, mas o processo de escolha não é fácil.
Os alunos avaliam o mercado de trabalho, os salários, a carga horária diária, a responsabilidade que o profissional terá em suas mãos e tantos outros fatores. Além, é claro, de considerar a satisfação profissional. Dentre todas as opções do mercado, existem algumas que são mais comuns.
Interessou-se pelo assunto? Então continue a leitura deste artigo e conheça três áreas em que você pode se especializar.
1. Cardiologia
A cardiologia é a área da medicina que visa cuidar das doenças que atacam o coração e o sistema circulatório, diagnosticando as principais causas e provendo um tratamento adequado. Os cardiologistas estão sendo cada vez mais requisitados, devido à correria do dia a dia e ao intenso ambiente de estresse que o mundo globalizado está proporcionando.
Para se tornar um médico cardiologista é necessário, primeiramente, se especializar em Clínica Médica. Essa especialização dura dois anos e, somente após concluí-la, é possível pleitear uma vaga para a residência em Cardiologia (que também possui dois anos de duração).
2. Ginecologia e Obstetrícia
O profissional especialista em ginecologia e obstetrícia cuida da saúde da mulher, desde o nascimento até a idade mais madura. O seu campo de atuação se dá por meio da prevenção, do diagnóstico e do tratamento. É possível atuar, também, como obstetra, realizando partos e todos os procedimentos que envolvem a gestação.
A residência tem duração de três anos e, após concluída, o médico deve se submeter a um exame de aprovação, aplicado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
3. Anestesiologia
Uma das especializações em medicina de extrema importância é a anestesiologia. O médico anestesiologista é especialista na condução de procedimentos anestésicos e no total acompanhamento do paciente no período perioperatório.
Esse profissional tem uma imensa responsabilidade em suas mãos, devendo garantir que o procedimento anestésico-cirúrgico do paciente ocorra da forma mais eficaz e segura possível.
Assim como nas demais especializações, o profissional que se interessar por esta área deve se candidatar a uma residência médica, com duração de três anos. Ao findá-la, será necessário realizar uma prova, aplicada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), obtendo, assim, o Título de Especialista em Anestesiologia (TEA).
Escolher uma, dentre as inúmeras especializações em medicina, não é tarefa fácil. E, após realizar a escolha, o profissional ainda precisará dedicar mais alguns anos de estudo para poder atuar como um especialista no mercado de trabalho.
A melhor maneira para se preparar para o mercado de trabalho é por meio de cursos e capacitações. Sendo assim, pode ser interessante buscar por cursos a distância (EAD), cursos práticos e cursos preparatórios. Desta maneira, você estará cada vez mais preparado para atuar como médico, e sairá na frente de seus concorrentes. Vale a pena conhecer, não é mesmo?
E aí, gostou das especializações em medicina que destacamos neste texto? Interessou-se pelo assunto? Que tal ver como escolher a especialização ideal para você? Não perca tempo!