Apesar das recentes mudanças no vestibular, o curso de medicina continua sendo um dos mais difíceis e concorridos do país. Mas não se engane, futuro estudante de medicina, a concorrência é só o primeiro obstáculo a ser enfrentado e que, normalmente, não assusta a quem está disposto a seguir a carreira!
A dedicação e o comprometimento do estudante após ingressar a faculdade deve ser mantida ao longo do curso, já que a profissão exigirá muito de você. Portanto, para encarar essa missão, é preciso ter certeza da sua escolha.
Para conhecer mais sobre a carreira e o curso de medicina, abordaremos, no post de hoje, os principais desafios que todo estudante de medicina deve estar preparado para enfrentar. Continue a leitura e confira!
Como o curso de medicina pode ser tão desafiador?
Muitas vezes, a opção pelo curso de medicina acontece por influência da família, status da profissão ou, simplesmente, por questão de mercado. No entanto, a profissão exige atenção, cuidado ao próximo, resiliência, além de muita dedicação aos estudos.
Para se tornar médico, a faculdade exige seis anos de estudo integral. Além de mensalidades caras, dedicação exclusiva, custo alto para manutenção do curso, entre outros.
Muitas vezes, você vai se deparar com situações tristes e desgastantes. No entanto, vale ressaltar que, segundo muitos estudantes que passaram pela experiência, a medicina é um caminho árduo, porém compensador e gratificante.
Por que é importante estar preparado para cursá-lo?
Os estudantes de medicina devem estar preparados psicologicamente para enfrentar muitas adversidades. Manter a segurança e a tranquilidade necessária para curar, aliviar e consolar aqueles que necessitam de cuidados faz parte do cotidiano desses profissionais.
Para os que estão nessa estrada, permanecer atualizado é fundamental. Também é necessário que o estudante se mantenha informado, participe de cursos profissionalizantes, seminários, além de fazer estágios que possibilitem a vivência com os pacientes.
Quais os desafios típicos do estudante de medicina?
1. Curso longo e rotina intensa
Para ser um bom médico, é necessário dedicação integral aos planos. Os cursos possuem aulas em período integral, havendo algumas disciplinas e atividades aos sábados, e quase toda a grade é composta por matérias obrigatórias. Com a rotina intensa durante longos anos, não se esqueça de dedicar algumas horas de descanso para realizar atividades diferentes e relaxantes.
2. Necessário disposição e dedicação para aprender o conteúdo
Estar disposto a estudar, pelo menos, por dez anos é imprescindível para quem deseja fazer a graduação em medicina. Além disso, é preciso ser disciplinado nos estudos, ter foco e determinação, afinal, o aprendizado é contínuo e por toda a vida, e um médico nunca deve estar desatualizado.
3. Conteúdo profundo e variado
Na faculdade, o estudante passa por três etapas: nos dois primeiros anos as matérias são básicas para formar o raciocínio clínico do aluno, como anatomia, fisiologia e bioquímica. No terceiro e quarto ano, o acadêmico inicia o contato com pacientes e trabalham com exames e diagnósticos. Nos dois últimos, é submetido ao internato, em que trabalham supervisionados em tempo integral em serviços de saúde, conhecendo todas as áreas da medicina.
4. “Lidar com sangue” e anatomia
Ver sangue ou cadáveres não é algo que todo mundo consegue lidar muito bem, e se você é uma essas pessoas, certamente terá problemas na faculdade. Isso porque durante a graduação os estudantes frequentam aulas de anatomia e tiram sangue de um paciente nas as aulas práticas. Por isso, para aqueles que não gostam dessas atividades, a opção é seguir outra área.
5. Estar preparado para ouvir os pacientes
Ser um bom médico inclui, além de oferecer um serviço de qualidade, saber ouvir os pacientes. O estudante de medicina nunca pode se esquecer do lado humano da profissão.
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes vai além do que simplesmente dar um diagnóstico e tratar o problema, o profissional precisa estar preparado para lidar com situações de dor, fragilidade e morte.
A princípio, as adversidades enfrentadas pelos alunos de medicina podem parecer assustadoras, todavia, com determinação é possível alcançar grandes oportunidades e se realizar por completo, fazendo aquilo que você gosta.
Gostou do nosso post sobre estudante de medicina? Então deixe um comentário e compartilhe, conosco e nossos demais leitores, a sua opinião e ideias sobre o assunto!