A residência médica é praticamente considerada como a continuação da graduação em medicina. Os médicos recém formados já podem atuar como generalistas, porém, são as especializações em medicina que permitem que o profissional escolha uma área específica de atuação, com a qual se identifica mais, e se aprofunde nela.
Afinal, há grandes diferenças entre a atuação nas diferentes especialidades: perfil do paciente, rotina de trabalho, atividades desenvolvidas e setores de atuação.
Por isso, no post de hoje, trazemos informações sobre algumas das principais especializações em medicina, para ajudar na sua escolha futura.
1. Pediatria
A residência em pediatria dura de dois a três anos e tem suas atividades desenvolvidas em ambulatório, enfermaria, emergência e UTI pediátrica.
Os pediatras gerais atuam, predominantemente, em consultório de puericultura (desenvolvimento infantil) e emergências. Ou podem optar por fazer uma subespecialização após a conclusão da residência, para atuar em ambulatórios ou enfermarias, como:
imunologia e alergia;
homeopatia;
pneumologia;
neurologia;
cardiologia;
oncopediatria; entre outras.
Na atualidade, alguns médicos têm desistido da pediatria por acreditarem que a remuneração não é condizente com a carga de trabalho. Por outro lado, esse movimento tem dado oportunidade para que novos pediatras ganhem mais espaço e atendam em consultórios particulares.
2. Ginecologia e Obstetrícia
O gineco-obstetra é o profissional responsável por promover e prevenir a saúde e diagnosticar condições relacionadas à mulher nas diferentes fases da vida. É uma especialidade clínica e cirúrgica, pois ele é também o médico que realiza cirurgias ginecológicas, mamárias e cesáreas.
A residência dura três anos, podendo ser estendida e, após a formação, os profissionais podem atuar em consultório e como plantonistas em maternidades.
Essa especialidade requer maior disponibilidade do médico, pois ele está sujeito a horários incertos, relacionados com trabalho de parto e intercorrências da gestação de suas pacientes.
Por outro lado, a gineco-obstetrícia é considerada uma especialidade alegre, pois o médico lida com pacientes com boas expectativas, em geral. Além disso, costuma-se criar uma laço de amizade e confiança entre pacientes e profissionais.
3. Cirurgia Geral
Cirurgia geral é uma residência de acesso direto e tem duração de três anos, porém, é possível fazer em dois anos, sem direito ao título de especialista, funcionando apenas como pré requisito. Normalmente, os médicos se tornam cirurgiões gerais para depois realizar residência em áreas específicas, como:
cirurgia plástica;
cirurgia torácica;
urologia;
cirurgia vascular;
neurocirurgia;
cirurgia cardíaca;
cirurgia gastroenterológica; e
cirurgia pediátrica.
O cirurgião geral deve estar apto a realizar os principais diagnósticos de patologias cirúrgicas, avaliar e preparar o paciente antes e após a cirurgia e realizar cirurgias de emergência e eletivas. Os cirurgiões gerais costumam atuar em cirurgias que abrangem abdome, seios, pele, vasos periféricos e pescoço.
Essa especialidade exige dedicação e tempo do médico, pois é a residência na qual são cumpridas mais horas semanais e são passadas horas em pé na sala de cirurgia.
4. Medicina de Família
O médico da família e comunidade atua principalmente na Atenção Primária à Saúde, com uma abordagem biopsicossocial do processo de saúde e adoecimento. Ele integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.
O objetivo é que a medicina de família seja capaz de resolver 85% dos problemas de saúde da população, diminuindo a superlotação de hospitais e melhorando a qualidade de vida da comunidade.
Os médicos dessa especialidade adquirem conhecimentos para atuar nas principais condições de saúde básicas (hipertensão, diabetes, gravidez de baixo risco, desenvolvimento infantil e vacinação). Sua função é voltada para a saúde pública.
Essas são apenas algumas das especializações em medicina que você pode escolher. Lembre-se que é importante pensar sobre a área que quer seguir desde o começo da graduação, para fazer a escolha certa para você.
Você gostou de saber mais sobre essas especializações em medicina? Sobre quais outras gostaria de saber? Deixe um comentário no post para nos contar!