A educação a distância (EAD) tem sido uma escolha de diversos estudantes nos tempos atuais, que acumulam múltiplas responsabilidades e não possuem tempo extra para aulas presenciais. Os cursos a distância são uma alternativa prática para se manter nos estudos, mas exigem comprometimento do aluno.
Além disso, esses cursos trazem vantagens como: economia de tempo, flexibilidade de horários, estabelecimento de ritmo de estudo próprio e economia financeira.
Ainda assim, como garantir um bom aproveitamento dos cursos a distância? Acompanhe o post para saber algumas dicas de como se sair bem na EAD.
Organize-se
Disciplina e organização são os principais lemas dos alunos que desejam iniciar um curso a distância. Afinal, o próprio aluno é o responsável pelas suas horas de estudo e dedicação. É preciso encarar a EAD com a mesma seriedade que se encara qualquer aula presencial.
O primeiro passo é a organização dos horários de estudo. Defina quanto tempo você tem disponível para os estudos a distância por dia, e estabeleça um horário fixo, de preferência. É preciso fazer um planejamento, montar um cronograma de estudos, priorizar os temas e estabelecer metas diárias a serem alcançadas.
Cumpra os prazos
Assim como no ensino presencial, os cursos a distância propõe trabalhos e exercícios para serem entregues ao longo das aulas. Não deixe esses exercícios para a última hora e cumpra os prazos estipulados pelo curso, para garantir máximo aproveitamento dos recursos disponibilizados.
Além disso, estipule prazos para si mesmo e busque cumpri-los também. Por exemplo: “Estudarei sobre mais três tópicos de fisiologia até o final de semana”. Utilize ferramentas e aplicativos que ajudam a controlar prazos de provas e trabalhos.
Crie um ambiente de estudos
Estudar em casa não significa ficar na cama de pijamas com o computador. Organizar um ambiente próprio para os estudos auxilia na concentração e, consequentemente, na qualidade do aprendizado.
Busque um lugar apropriado que seja confortável, tenha boa iluminação e seja livre de ruídos externos. Evite distrações cotidianas que são comuns dentro de casa (televisão, irmãos brincando).
Tire suas dúvidas
Sempre que algum conteúdo não ficar claro ou surgir alguma dúvida, pergunte. Os cursos a distância disponibilizam fóruns com professores ou chats individuais, de modo que sempre é possível esclarecer os questionamentos. Além disso, é possível debater com outros alunos do curso.
Buscar informações adicionais também é uma boa estratégia para entender melhor um conteúdo e expandir os conhecimentos.
Diversifique as matérias
A distribuição das matérias estudadas ao longo do dia em cursos a distância é organizada pelo próprio aluno. Divida as disciplinas de uma forma que te motive a estudar, por exemplo, colocando sua matéria preferida no início e no fim do período de estudo.
Matérias mais densas e complicadas devem ser distribuídas para não sobrecarregar. O estudo de um mesmo assunto por mais de duas horas se torna monótono, prejudicando a atenção e interesse no que é estudado.
Com foco e disciplina do aluno, a EAD se torna uma ótima alternativa para quem quer expandir e aprimorar seus conhecimentos sem ter que sair de casa. Seguir essas dicas com certeza te ajudará com os cursos a distância.
Agora que você aprendeu como pode se sair bem em cursos a distância, já pode entrar em contato conosco e ver as nossas opções de cursos a distância para estudantes de medicina!
Thanks, great article.