A anatomia é uma das matérias de maior importância dentro dos cursos de saúde e também é uma das que mais causam temor não apenas nos estudantes, mas também naqueles que já são graduados. Esse conhecimento é essencial não apenas para o trabalho diário, mas também para quem está estudando para concursos, por exemplo. Aí vem a pergunta: como estudar anatomia?
Essa é uma matéria que pode exigir muito de você se não souber lidar com ela. Pensando nisso, desenvolvemos um post recheado de dicas para memorizar esse conteúdo tão temido. Confira!
Quais os maiores desafios da disciplina?
Sejamos francos: a anatomia é uma matéria que exige muito mais da memória do que do raciocínio e é aí que mora o perigo. É preciso saber não só o nome dos 600 músculos, em média, e dos 206 ossos, como também a sua origem e inserção e os movimentos pelos quais cada um deles é responsável, seja como musculatura principal, seja como acessória.
Assim, muitos aspectos precisam ser aprendidos e nem sempre temos esse tempo sobrando em nosso dia a dia. Portanto, para lhe ajudar nessa tarefa que parece muito difícil, fizemos uma pequena lista de alguns métodos práticos e eficazes para que você tenha a anatomia na ponta da língua sem estresse. Vamos lá?
Como estudar anatomia?
1. Desenhe
Uma das melhores maneiras de aprendermos é por meio de desenhos. A nossa mente ama aquelas linhas curvas que juntas, formam algo lógico. Além do mais, se você tem uma boa memória fotográfica, desenhar os músculos e ossos é, sem dúvidas, um método muito eficaz.
Para fazer os desenhos você não precisa ser um desenhista profissional. Assim, utilize um papel transparente para copiar as linhas do livro, por exemplo, ou arrisque-se fazendo-as. O mais importante é que você preste atenção enquanto faz o desenho.
2. Pinte
Você não sabe desenhar nem um ser humano com palitinhos? Não precisa deixar os desenhos de lado, mas você pode aproveitar para voltar aos tempos de criança e começar a pintar os músculos.
Saiba que existem atlas de anatomia que já possuem os desenhos de todos os músculos e ossos, logo, o que você precisa apenas fazer é colori-los com cores bem diferentes e que possam facilitar a sua memorização. Com isso, é possível aprender, se divertir e aliviar todo o estresse.
3. Aposte na tecnologia
A tecnologia na área de saúde traz sempre muitas inovações e há muitos programas e aplicativos que podem lhe auxiliar a estudar anatomia. Por exemplo, para aqueles que possuem smartphone com sistema iOS ou Android, neles você encontra aplicativos que são uma verdadeira mão na roda.
Além dos aplicativos, também existem sites excelentes para usar enquanto estiver estudando. Quer um bom exemplo? O site Aula de Anatomia é bastante famoso e tem imagens excelentes e informações completas sobre cada parte do corpo.
A plataforma Jaleko acadêmicos tem cursos de anatomia aplicada e treinamentos para testar os seus conhecimentos.
4. Resolva casos clínicos
Resolver questões de provas anteriores é muito importante, entretanto, se quer fixar o conteúdo de anatomia, é recomendado que você reserve um tempo para fazer estudos de casos clínicos.
Com eles, decorar nomes de músculos, movimentos, origens, inserções e estrutura óssea que acompanha o movimento será mais fácil. Afinal, a nossa mente será estimulada a criar uma lógica, um caminho para alcançar a resposta!
5. Pense nos porquês
O músculo sartório, por exemplo, que está localizado na face anterior da coxa, também é conhecido como músculo do costureiro. Você sabe o motivo? O movimento de cruzar as pernas, há muitos anos, era típico dos alfaiates, por isso o nome.
Pense, por que o tubérculo púbico tem esse nome? Tubérculo é como se fosse uma protuberância, só que, nesse caso, sai do osso e é púbico porque se localiza no púbis. Viu como é bem simples? Dessa forma fica bem mais difícil de esquecer os nomes!
6. Crie frases e músicas
Na verdade, essa é uma dica que pode servir para qualquer matéria que exija um pouco mais de decoreba. Sabe quando você se pega cantando uma música que você nem gosta, mas, de tanto ouvir, acabou aprendendo a letra dela?
Esse mesmo processo pode ser feito nos seus estudos para a prova de anatomia. Crie letras de músicas com os nomes e afins mais importantes. Contudo, se faltar criatividade, você pode buscar por músicas e frases prontas que outros estudantes criaram ou sentar com alguns colegas e começar o show!
7. Dê apelidos e invente siglas
Alguns nomes não serão familiares e podem causar estranhamento, por isso, você pode pensar em modos carinhosos de chamá-los e identificá-los. Os apelidos e siglas podem ser facilmente inseridos nas músicas criadas ou nas legendas dos desenhos coloridos por você.
Aproveite que vai pensar nos porquês para inventar esses apelidos. Porém, tenha cuidado para não esquecer o nome verdadeiro, pois na prova é ele que deve ser escrito, ok? Mesmo assim, como vimos, essa é uma boa dica, pois pode auxiliar as outras!
8. Faça aulas extras e monitoria
Quando se trata de uma profissão em que a saúde humana está em questão, não podemos deixar de dar total importância para todas as matérias do curso. Como a anatomia quase sempre assusta quem está chegando na faculdade, a maioria das instituições vão oferecer aulas extras e monitorias para quem precisa reforçar o que está sendo visto em aula.
São muitas informações a cada encontro, portanto, um momento para revê-las é indispensável, mesmo que seja em uma horinha separada para isso na sua casa. Porém, com o apoio de um monitor pode ser bem mais fácil entender e tirar dúvidas.
9. Pense de maneira lógica
Mesmo com todo esse estudo e dedicação é sempre possível que no momento de uma prova dê um branco e você não consiga lembrar o nome de algum osso ou de um músculo. Para tanto, você poderá recorrer aos seus conhecimentos lógicos.
Como você deve ter percebido, os nomes desses músculos e ossos geralmente fazem referência ao local em que eles estão no corpo humano ou à sua aparência. Identificando isso, uma bolinha no púbis pode ser rapidamente reconhecida como um tubérculo (bolinha) púbico (local). Fácil, não é?
Por que estudar anatomia dessa maneira?
Os livros de anatomia são, geralmente, muito caros e, por isso, investir em seguir essas dicas pode ser uma forma de economizar no bolso e de quebra aprender muito mais. A partir delas, você pode escolher como estudar anatomia da maneira que mais tem a ver com seu estilo de estudos. Além disso, é possível misturar mais de uma dica e arrasar na hora da prova!
Viu como estudar anatomia pode ser simples e divertido? Quer ficar sabendo de mais dicas de estudos como essa? Então curta a nossa página no Facebook e confira sempre todas as novidades!
Ótimo post, muito bom.
Que bom que gostou, Augusto! Espero que o temor pela anatomia tenha ficado para trás e agora você possa estudar melhor essa matéria!
Nossa ,é muito bem explicativo amei o ensino e pude aprender bastante com as minhas dúvidas,parabéns.
Obrigado Marielly! Esperamos ter respondido as dúvidas que você tinha sobre o assunto, afinal ninguém gosta delas né?
Muito bom, adorei! Não imaginava que era isso, ganhou um leitor. Obrigado! 😉
Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.
Que bom que gostou, Hermes!
Sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Bom saber que o artigo te agradou, Helena!