“Riane, eu odeio Patologia. Não entendo e não sei como estudar essa matéria.”
Se essa frase pareceu verdadeira para você, te apresento o primeiro motivo para continuar lendo o texto.
Confira agora mais cinco dicas para estudar Patologia!
Muitos alunos tendem a travar seu aprendizado quando o assunto em questão é uma disciplina que eles não gostam ou não possuem interesse. Isso é completamente normal.
No entanto, não é por ter dificuldade ou não curtindo determinada matéria que ela irá sumir da sua vida. A única forma de isso acontecer é você recebendo sua aprovação.
Para isso, você precisa aprender a como lidar com essa situação. E esse é o segundo motivo para continuar lendo o texto.
Veja também: “Patologia: confira 5 dicas de estudo essenciais!”
Vamos, por meio de alguns passos, entender como dominar essa situação:
1- Aceite e Entenda suas Limitações
Nós ficamos muito frustrados por não sermos bons em algo. Por isso, é importante reconhecer essa dificuldade e aceitar, para, assim, poder trabalhar em cima das suas principais limitações e vencer essa barreira.
2- Revise os Temas
Patologia possui muitos conceitos importantes que são fundamentais para a compreensão dos diversos assuntos que irão se seguir. Tendo isso em vista, é importante sempre revisar os temas para sedimentar esses conceitos.
Você pode fazer isso por meio de revisão do seu caderno de anotações, resumos, leitura do livro, vídeo aulas como a da Plataforma Jaleko. Escolha a que for mais acessível e de melhor entendimento para você.
3- Participe das Monitorias de Patologia
Ao participar de monitorias, você pode colocar em prática o conteúdo estudado.
Isso irá te ajudar em termos de motivação ao entender a aplicabilidade/importância da disciplina, mas também será uma oportunidade de garantir que você entendeu bem os conceitos e até mesmo tirar dúvidas, se necessário.
4- Faça Exercícios
A melhor maneira de estudar para qualquer disciplina, especialmente focando nas provas, é exercitando. Busque questões de provas antigas, refaça exercícios discutidos em sala, procure questões novas para treinar.
Você pode até buscar questões de residência, pois indiretamente estará treinando desde já para as provas. Portanto, sem medo de errar, treine, leia o gabarito comentado e, se ainda assim tiver dúvidas, peça ajuda. O fundamental é a compreensão do tema.
5- Estude com Imagens
Patologia apresenta como pilares básicos práticos a microscopia e a macroscopia. É importante que você se acostume com as imagens básicas. Entenda como determinado tecido se apresenta na microscopia e na macroscopia de modo normal. Desse modo, ficará muito mais fácil reconhecer as alterações nos tecidos depois.
Existem sites com imagens clássicas tanto na micro quanto na macroscopia, que são de fácil acesso, com muitas opções de imagens e textos explicativos. Um bom exemplo disso é o site de anatomia patológica da Unicamp. Assim, sua memória visual será bem treinada.
Espero que, com essas 5 dicas, você consiga melhorar muito sua performance em patologia.
Elas servem tanto para a patologia geral quanto para as específicas e, se você pensar bem, podem servir para diversas disciplinas consideradas “difíceis” também. Dessa forma, use e abuse das dicas.
Não esquece de compartilhar o texto com aquele colega que odeia Patologia, isso poderá ser a salvação dele. Bons estudos!