Olá pessoal! Meu nome é Paula Rodrigues, sou acadêmica de medicina da UFJF, e jovem professora do Jaleko. Hoje eu vou conversar com vocês sobre projetos sociais, falando de um muito legal que participei, e dou forças para que vocês participem também!
Assistam o vídeo, e depois leiam esse texto:
Em janeiro de 2017 realizei estágio na Fundação de Medicina Tropical da Amazônia Doutor Heitor Vieira Dourado. Foi numa aula de infectologia, com um professor que tenho grande admiração que pensei “Preciso fazer um estágio fora”.
Então no dia 1 de janeiro desembarquei em solo amazônico, para aquela que seria a primeira das minhas grandes aventuras. Lá fiz muitas amizades, inclusive com pessoas de outros países que valorizam (muito) a nossa medicina tropical.
Tive a oportunidade de aprender sobre patologias como malária e leishmaniose na prática. Além disso, era diário o contato com a população indígena. No mais, os amazonenses são pessoas extremamente atenciosas. Fui muito bem recebida na fundação. Dividi quarto com a Bia, hoje uma grande amiga (atualmente faz residência de infectologia na USP-Ribeirão).
A Amazônia me fez sonhar e abrir os olhos pra esse Brasil lindo que nós temos!
Se você ficou interessado, basta acessar o site da Fundação, lá tem descrito como realizar o estágio!
Caso tenha alguma outra dúvida, só deixar nos comentários!
Olá, Paula!
Parabéns pelo trabalho! Fiquei muito feliz por achar essa matéria na internet. Sou acadêmico de medicina também, e queria muito poder participar de um projeto na Amazônia. Você poderia me informar melhor como proceder e buscar uma vaga nesse projeto? entrei no site deles e há apenas 2 vagas de estágio em meses específicos, e aparentemente já estão preenchidas. Sabe algo a respeito? Ficaria MUITÍSSIMO grato.