Você tem a sensação de que sempre tem muita coisa para estudar nas férias? A viagem está marcada, mas você não quer desligar totalmente dos estudos? Algumas disciplinas ainda ficaram embaralhadas na sua mente e você quer usar o tempo das férias para colocá-las em ordem? Quer algumas dicas de como estudar nas férias?
As repostas para todas essas perguntas vão depender das suas ações durante o semestre. Assim, será possível buscar um equilíbrio e organizar suas férias sem perder seu precioso tempo para descansar.
Para os alunos de cursos como medicina, por exemplo, os momentos de descanso — nas férias e/ou durante o período de aulas — são essenciais para um melhor rendimento na faculdade. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você nivelar o seu tempo de lazer e de estudos nas férias.
1. Faça um planejamento de férias
Um plano de estudos deve considerar o quanto você realmente pode dedicar a ele. Tente responder algumas perguntas como:
- Qual o seu tempo necessário para descansar?
- Quantos dias livres você tem para viajar?
- Quanto tempo tem para estudar nas férias?
O tempo que você vai dedicar aos estudos depende diretamente das suas ações durante o semestre. Assim, um aluno que alcançou bons resultados poderá rever em poucos dias aqueles conhecimentos mais importantes. Enquanto o aluno mais “relaxado” precisará estudar alguns conceitos com mais afinco, utilizando mais tempo das férias para tal.
2. Crie um cronograma prático
Estudar por horas e horas seguidas pode ser mais prejudicial do que um ganho, sendo comum que o rendimento caia. Desse modo, um cronograma é a melhor maneira de deixar claro quando e o que estudar. Você pode, por exemplo, manter a rotina do período letivo, porém, com cargas menores de tempo e de conteúdo.
Não esqueça de ter, ao menos, uma semana só para curtir e repor as suas energias. Para isso, tenha claro em seu cronograma a hora de estudar, descansar, assistir um filme, ler um livro e, até mesmo, fazer a maratona da sua série favorita.
3. Separe o lazer do estudo
Cada pessoa tem seu próprio ritmo de estudos e o autoconhecimento é parte dessa etapa, pois, saber os momentos certos para estudar e para se divertir deve partir de uma análise e uma reflexão sobre o que precisamos nesse momento de nossas vidas.
Aproveite que você não precisa ficar em uma sala de aula ou em um laboratório, e busque por lugares mais arejados e tranquilos. Essa também é uma boa dica para quem gosta de estudar nos finais de semana.
4. Priorize os conteúdos mais importantes
Você pode verificar aquelas disciplinas em que tirou as menores notas e revisar as provas e trabalhos. A partir desses dados, reveja os pontos mais importantes dessas matérias e busque por maneiras de encará-las com outros olhos.
Também veja um pouco daquilo que gostou muito de aprender nos últimos semestres e, além disso, você pode começar a ver aquilo que ainda será estudado. Por fim, avalie o quanto se dedicou no último período escolar e tente mudar o que encontrar de negativo.
5. Desligue-se dos estudos nos momentos de descanso
Quando for descansar e aproveitar o tempo com a família e os amigos, dedique-se exclusivamente a isso. Esse é o momento de recuperar as energias para começar um novo semestre preparado para estudar novos conceitos e assimilar mais conhecimentos da área.
Sempre respeite o período que planejou para cada coisa, e, se precisar, reveja os seus planos e mude-o, sem perder o equilíbrio entre lazer e estudo. Em viagens, não leve material de faculdade, mas aproveite para dormir, fazer atividades físicas, relaxar e esquecer por um tempo dos compromissos com a faculdade.
Para não perder o ritmo nos estudos o estudante deve ter disciplina no planejamento, considerando quando é a hora de descansar e de estudar nas férias. Lembrando que isso não deve ser algo exclusivo para esses dias de folga, pois recarregar as energias também é essencial durante o período letivo.
As pausas são essenciais para manter a qualidade nos estudos. Por isso, não deixe de conferir as consequências da falta de intervalo para o seu aprendizado.