Marina está nos anos iniciais da faculdade de medicina. Além da extensa grade curricular, ela tem muitas provas, trabalhos em grupo e apresentações para as quais tem que se preparar. Com esta rotina puxada, muitas vezes, ela se sente cansada e sem motivação para estudar.
Muitos estudantes se identificam com a Marina, o curso médico exige muito de seus alunos, tanto pela carga horária integral quanto pelo nível técnico das disciplinas. É preciso dedicação diária aos livros, além das horas passadas em sala de aula, laboratórios de anatomia e grupos de estudo.
Se você, assim como a Marina, tem pouco tempo livre, mas quer ser uma aluna exemplar, confira nossas dicas de estudo, especialmente elaboradas para futuros médicos!
1. Defina um objetivo que mantenha sua motivação para estudar
Ter uma motivação definida é fundamental para se manter interessado nos estudos. No entanto, é importante que seu objetivo seja específico, não basta simplesmente pensar “quero ser bom aluno” ou “busco me formar com boas notas”, é preciso racionalizar seu desejo.
Objetivos vagos acabam fazendo com que percamos o foco, pense em algo como “pretendo manter a minha média acima de 8” ou “quero estar entre os 10 melhores da turma”. Escreva-o num papel e deixe visível no seu local de estudos, como um estímulo constante.
2. Organize-se, estabelecendo metas
Organize um cronograma, estabelecendo metas diárias ou semanais. Divida os conteúdos em bloco e sistematize seus estudos de acordo com suas metas. Por exemplo, conte os capítulos que compõe o conteúdo cobrado na prova e defina quantos precisa estudar por dia. Desta maneira, evita-se o acúmulo de conteúdo para ser assimilado às vésperas da prova.
Também é importante considerar um plano de estudos equilibrado, determinando os dias e horários dedicados a cada matéria, já que são muitas. Procure intercalar as disciplinas, aproveitando para exercitar a memória. Além disso, não se esqueça de separar dias próximos às avaliações para a revisar e fixar as matérias estudadas.
3. Encontre métodos de estudo alternativos
São muitos os métodos de estudo que possibilitam diferentes formas de aprendizagem e estímulos à fixação das informações. Busque por técnicas que vão além da tradicional memorização e uso de fórmulas.
Algumas opções são:
- perguntas complementares – elabore questões acerca do conteúdo;
- explicando com suas palavras – exponha o conhecimento adquirido, como se estivesse ensinando a alguém;
- testes práticos – baixe simulados ou responda questionários online;
- mapas mentais – escreva ideias centrais e vá ligando com setas aos raciocínios secundários e decorrentes;
- diferentes formatos – busque material complementar, como aulas em vídeo, podcasts e e-books sobre o tema.
4. Grave as aulas e transcreva mais tarde
Um recurso muito comum entre os estudantes da área de saúde é a gravação das aulas. De fato, este método poder ser muito interessante, uma vez que o aluno pode concentrar-se em entender o que é colocado pelo professor, nem sempre de maneira muito didática. Sem precisar correr para não perder nenhuma informação enquanto anota, é possível acompanhar o conteúdo em um material de apoio — livro, anotações de anos anteriores, sites ou resumos — e tirar dúvidas durante a aula.
O material gravado pode ser ouvido durante o trajeto para casa, otimizando o aproveitamento do tempo, tão escasso. Além disso, o exercício da transcrição após a aula já é parte do estudo necessário para absorver o conteúdo.
5. Use aplicativos para auxiliar nos estudos
Hoje, são muitos os aplicativos disponíveis para facilitar a vida do universitário. Dentre eles, podemos citar:
- agendas (MyHomework);
- organizador de anotações (Evernote) ou fichas (CoboCards ou FlashCards++);
- bloqueadores de outros sites, potenciais distrações como as redes sociais (StudyRails).
Além de alguns específicos para a área médica, como:
- Medscape Mobile – uma enciclopédia com centenas de artigos da área;
- MedCalc – disponibiliza fórmula, calculadora e conversora de unidades;
- Eponyms – traz a descrição de termos médicos em inglês.
Manter a motivação para estudar é um desafio para qualquer um que se proponha a grandes desafios como passar em um concurso ou cursar uma faculdade difícil como a medicina. Sendo assim, adotar estratégias de organização e aprendizagem são fundamentais.
Gostou das nossas dicas? Conhece mais alguma que não foi citada? Compartilhe conosco, deixando um comentário.