Introdução
Entre as diversas disciplinas que compõem a medicina, o estudo de histologia certamente figura entre as mais importantes. Entretanto, infelizmente não é raro que encontremos jovens estudantes com dificuldades para dominar esse tema.
Se você tem tido dificuldades com o estudo de histologia e deseja desenvolver métodos que permitam dominar, de uma vez por todas, essa disciplina, não perca este material que preparamos com dicas de livros, aplicativos e técnicas de estudo consagradas!
O que é histologia e qual a sua importância?
O termo histologia vem da junção das palavras gregas hystos (tecido) e logos (estudo) e designa o estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, desde sua origem até sua estruturação e funcionamento.
Tendo início com a invenção do microscópio óptico, a histologia só receberia esse nome muito posteriormente, em 1819, consagrando-se como um ramo específico do estudo dos seres vivos e das ciências naturais.
O estudo de histologia surge como uma disciplina fundamental na formação do profissional de medicina, uma vez que possibilita uma profunda compreensão da formação dos tecidos do corpo humano e de como eles se estruturam e organizam-se.
Além disso, a partir do estudo de histologia, foi possível desenvolver tratamentos e curas para diversas doenças: por meio da comparação entre tecidos afetados e tecidos normais, é possível identificar patologias e adotar tratamentos eficazes.
Onde buscar conhecimento?
Desde autores consagrados até aplicativos para celular, o médico em formação, hoje, dispõe de uma miríade de recursos para o estudo de histologia. Listamos abaixo algumas excelentes fontes para seus estudos:
Histologia Básica – L. C, Junqueira e J. Carneiro
Referência no ensino de histologia, esse livro tem sido utilizado em universidades em todo o mundo. Apresenta um texto de excelente qualidade e passa por constantes revisões. Uma das obras mais recomendadas no estudo de histologia.
Atlas de Histologia
Esse aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS, oferece lâminas em alta resolução, com aumento de até 400 vezes, além de informações detalhadas acerca dos tecidos estudados.
SciELO – Scientific Electronic Library Online
Conhecida como o “Google acadêmico”, a plataforma SciELO agrega uma infinidade de artigos acadêmicos publicados nos mais prestigiados periódicos de todo o mundo.
Além de gratuita, a plataforma SciELO permite que você refine sua pesquisa por meio de diversos critérios, como nome do periódico, autor do artigo, área de conhecimento ou mesmo local de origem da publicação.,
Como estudar histologia melhor?
Agora que você sabe onde encontrar o conhecimento, separamos quatro dicas para que você aproveite ao máximo suas sessões de estudo.
1. Reconheça as funções
Ao analisar um tecido, procure compreender por que ele se organiza daquela forma. Associando as estruturas às suas funções, você conseguirá memorizar padrões muito mais facilmente.
2. Procure por traços característicos
Ao estudar determinado tecido ou estrutura, procure por algum traço que se sobressaia aos demais. Dessa forma, ao analisar uma lâmina, você poderá procurar por essas características e identificar o tecido mais rapidamente.
3. Entre em um grupo de estudo de histologia
Estudar em grupo pode sempre oferecer alguma nova perspectiva. Desde livros pouco conhecidos até um banco de imagens on-line, formar um grupo de estudo de histologia ou ingressar em um já existente pode potencializar seu aprendizado.
4. Vá além da sala de aula
Existe hoje uma grande quantidade de fóruns e comunidades on-line dedicadas ao estudo da histologia. Uma excelente fonte é o Blue Histology, gerido pela University of Western Australia. Lá você poderá encontrar desde imagens de lâminas até quizzes para testar seu conhecimento.
Gostou das nossas dicas? Já sabe como otimizar seu estudo de histologia e tirar o máximo proveito do seu tempo? Se você deseja receber mais dicas e informações para ajudar na sua vida de acadêmico de medicina, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!