Passar em Medicina não é tarefa fácil, ainda mais em uma das universidades federais mais conceituadas do País. Nossa sorte é que a Universidade Federal Fluminense faz todo o esforço valer a pena! E como é ser estudante de medicina da UFF? Conheça um pouquinho dos porquês de ter tanto orgulho de ser estudante dessa universidade.
História
Localizada em Niterói, Rio de Janeiro, a UFF escreve sua história desde 18 de dezembro de 1960. Neste ano, se deu a Federalização e integralização de diversas faculdades espalhadas por Niterói, dentre elas Medicina, Odontologia, Direito e Filosofia. Entretanto, a Faculdade de Medicina é ainda mais antiga, desde a década de 20, quando formou a primeira turma de médicos! Com quase 100 anos de existência, o curso de medicina na UFF conta com o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), reconhecido por sua excelência e importância no atendimento a população. Infelizmente sua trajetória é marcada por estados de falências e diversas tragédias. O HUAP foi central no atendimento às tragédias que ocorreram em Niterói como o incêndio do “Grand Circus Norte Americano” em 1961 e o deslizamento do morro do Bumba em 2010.
Com quase 100 anos de existência, o curso de medicina na UFF conta com o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), reconhecido por sua excelência e importância no atendimento a população. Infelizmente sua trajetória é marcada por estados de falências e diversas tragédias. O HUAP foi central no atendimento às tragédias que ocorreram em Niterói como o incêndio do “Grand Circus Norte Americano” em 1961 e o deslizamento do morro do Bumba em 2010.
Porém, o HUAP nem sempre esteve de portas abertas para àqueles que necessitavam. A casa de saúde sofreu muito com o descaso governamental. O hospital que tinha a capacidade de atender uma grande demanda de pessoas precisou ser fechado, na década de 50. E no dia 17 de dezembro de 1961, com o Incêndio do Circo causando centenas de feridos e mortos, não havia nenhum lugar que aquelas pessoas pudessem procurar atendimento. Dessa forma, com o desespero e a urgência de atender àqueles em necessidade, principalmente crianças, professores, médicos e estudantes correram ao Hospital e abriram as portas às forças e começaram a atender toda a população que chegava. Essa história chocou o país, e marcou para sempre a história do Antônio Pedro e a a Faculdade de Medicina:
“Esta é uma casa que renasce para durar eternamente na esperança dos que sofrem e na energia criadora dos jovens que ousam para o futuro.” – Aloysio de Salles.
Apesar da tristeza da tragédia toda essa história gera muito orgulho para a população, os médicos e nós Estudantes de Medicina dessa casa! Além disso, temos um dos Diretórios Acadêmicos mais antigos do Brasil, O DABT, que representa todos os estudantes de medicina, desde 1929! Ser estudante de Medicina da UFF é motivo de muito orgulho!
Currículo
O Currículo da UFF é diferente das outras faculdades de medicina. Em vigor desde 1994, já recebeu prêmios pela inovação e serviu de modelos para vários outros currículos. Aqui não temos várias disciplinas, mas, sim, módulos que integram várias matérias. Dessa forma, o aprendizado é mais abrangente e interdisciplinar.
O conhecimento é construído de forma transversal, como avanço progressivo da complexidade teórica e o treinamento das habilidades práticas sempre de forma integrada com a formação científica-tecnológica. Por exemplo, temos o Módulo de Medicina integral do Adulto e do Idoso (MIAI) e o módulo de Medicina Integral da Criança e do Adolescente (MICA), e dentre dos módulos trabalhamos as matérias, por exemplo, de cardiologia, hematologia, radiologia, semiologia e farmacologia de forma integrada!
Além disso, a UFF é humanizada! No nosso currículo temos diversas disciplinas que nos fazem sair da caixinha. Aqui conhecemos o mundo real no qual iremos trabalhar como futuros médicos, construímos o senso crítico e percebermos que o paciente é muito mais do que a doença.
A rotina da faculdade
Durante os seis anos de faculdade você vai, invariavelmente, conhecer toda a cidade de Niterói, isso porque, como já explicamos a UFF surgiu da aglomeração de diversas faculdades já existentes na cidade, assim sendo temos vários Campi. E ao longo do curso você acaba conhecendo alguns deles. Além disso, muitos dos nossos campos práticos são em unidades básicas espalhadas pelo município.
Nos dois primeiros anos de faculdade, conhecidos por muitos como CICLO BÁSICO, temos aulas no Campus Valonguinho, algumas aulas no Campus Gragoatá e outras na Faculdade de Medicina mesmo. Neste ciclo, aprendemos as matérias básicas do curso, como bioquímica, anatomia, fisiologia e patologia. Além dessas, temos a famosa disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). A turma é dividida em pequenos grupos que trabalharão uma temática voltada à saúde por semestre, como Maternidades, Saúde do Homem, Saúde Mental, Álcool e outras drogas, sempre visitando lugares pertinentes ao tema. Uma coisa muito peculiar e interessante da UFF é que temos a disciplina de Anatomia apenas a partir do 2° período. Isso porque, primeiramente, através do TCS teremos contato com o ser humano e suas fragilidades, para então, depois começar o estudo anatômico daqueles que servem para nossa formação os cadáveres.
Nos dois anos seguintes, o CICLO CLÍNICO, a maioria das nossas aulas se dá na Faculdade de Medicina, que fica em um prédio anexo ao HUAP, e as práticas acontecem nos ambulatórios, corredores, enfermarias e centro cirúrgico do Hospital.
Por último, e os mais aguardos, os dois anos de INTERNATO MÉDICO, no qual colocamos em prática tudo o que aprendemos. O Internato consiste em rodarmos nas 4 grandes áreas médicas, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, além de Psiquiatria, e ainda temos alguns meses que podemos rodar de forma eletiva nas especialidades que quisermos! A carga horária é extenuante e acabamos vivemos dentro do Hospital, mas é o período da formação que mais aprendemos e o conhecimento cresce de forma exponencial, e é aqui que temos a certeza de que escolhemos a profissão certa!
Atividades extracurriculares
Além das matérias obrigatórias do curso, temos uma infinidade de matérias optativas, como acupuntura, técnicas cirúrgicas e Atendimento Pré- Hospitalar de Emergência. Há também diversas Ligas Acadêmicas, projetos criados por estudantes para estudantes. Muitos projetos de pesquisa da própria Faculdade de Medicina como de outros cursos, diversos projetos de extensão universitárias, projetos de monitoria, sendo muitos com bolsa! Não devemos nos esquecer, também, que estamos em uma Universidade e ainda podemos usufruir de várias disciplinas eletivas de outros cursos!
Permanência Estudantil
Há ainda a possibilidade de fazer parte dos Esportes, da Bateria Leões da UFF e construir o Diretório Acadêmico Barros Terra. Lembrando que o nosso Mascote é o Leão, e somos Bicampeões do INTERMED e temos a Torcida mais premiada das competições!!!
Como estamos em uma Universidade Federal, há vários programas de apoio à permanência, como os BUSUFF, ônibus da uff, gratuitos para estudantes, que fazem o trajeto entre os campi. Há o famoso BANDEJÃO MAIS BARATO do BRASIL, no qual uma refeição custa 0,70 centavos! E várias bibliotecas espalhadas entre os diversos campi. Há também a moradia estudantil, e diversas bolsas de auxílio para alunos que necessitem desse suporte financeiro para permanecer na universidade.
Niterói
Ser da UFF significa ser de Niterói. Com o SISU, muitos estudantes vieram de outras cidades e de outros estados, e acabaram fazendo de Niterói seu novo lar. Conhecida como a cidade Sorriso, Niterói apresenta um dos melhores IDHs do Brasil, praias lindas, como Itacoatiara e Camboinhas, e uma visão espetacular da silhueta do Rio de Janeiro. Com transporte público que te leva para qualquer lugar e diversas ciclovias, a locomoção por Niterói não é difícil, menos nos horários de pico que o trânsito não dá trégua.
Conclusão
Assim como nosso Hospital Universitário Antônio Pedro, a Universidade Federal Fluminense vai te receber de braços abertos!
mto legal essa faculdade eh meu sonho
Legal, Davi! Se um dia você decidir seguir esse sonho, lembra que o Jaleko tem uma plataforma com milhares de aulas sobre todas as disciplinas da faculdade de medicina para te dar aquela ajuda na hora dos estudos!
Muito boa sua descrição!! Também amo a UFF. Sou do Serviço Social e já fiz uma disciplina no Valonguinho.
Ser aluna da UFF também é a realização de um sonho, pra mim!!
Obrigado, Marcele!