Você já deve ter ouvido falar de Ligas Acadêmicas, mas talvez não saiba ainda sobre o impacto de participar delas.
Ligas Acadêmicas são um grupo estudantil que tem por objetivo trabalhar em uma área específica de ensino. No início elas surgiram como forma de se obter mais informações a respeito de determinada área de residência de interesse, mas também como forma de suprir possíveis defasagens de ensino de qualquer disciplina. Após isso, houve uma expansão desses grupos e até mesmo uma maior profissionalização do trabalho realizado, que hoje em dia, pode ser visto como projeto de extensão, por meio da promoção de cursos de formação, eventos científicos, dentre outros. No entanto, essas são apenas algumas das vantagens, por isso, irei listar aqui mais algumas delas.
1- Aprendizado
Essa é a primeira, pois não há um cenário em que você participe assiduamente em que não ocorra algum tipo de aprendizado, seja por meio de palestras, aulas práticas e/ou gincanas.
2- Conhecimento Prático
Falando em aulas práticas, temos a vivência de colocar determinado conhecimento teórico em prático, de explorar atividades que não são contempladas pelo nosso currículo acadêmico ou até mesmo pela falta de recursos financeiros. É importante não se deixar levar pela falta de tempo aqui, pois em geral, essas práticas possuem um grande impacto na sua formação médica.
3- Eventos Científicos
As atividades realizadas como congressos, simpósios são uma excelente oportunidade de publicar seus trabalhos científicos relacionados ao tema. Alguns desses possuem até premiações em dinheiro, bem como a possibilidade de levar para outros níveis, como o regional, nacional e internacional.
4- Produção Científica
Sim. Muitas ligas trabalham no eixo: ensino, extensão e científico. Ao considerar isso, o que não falta é espaço para produção científica, principalmente nesse tema de impacto das ligas acadêmicas, visto que são muito novas. Procure um dos coordenadores/diretores, se informe sobre como participar e tire suas ideias do papel.
5- Rede de Contatos
Uma outra característica especial em relação às ligas acadêmicas é a possibilidade de conhecer pessoas de importância do tema, que estejam dispostas a te recepcionar em projetos de iniciação científica, estágios extracurriculares ou ao te recomendar para oportunidades no exterior.
6- Experiência Profissional
Uma grande vantagem é a experiência que você terá sobre áreas de atuação médica. Por exemplo, se você tem interesse por oftalmologia, participar de uma liga de oftalmologia será importante para seu currículo por:
- Mostrar que seu interesse pelo tema é verdadeiro.
- Obter mais vivência de como é a carreira de oftalmologia.
- Aprender atividades práticas rotineiras na oftalmologia.
- Conhecer aspectos importantes como hospitais de referência, opções de trabalho dentro da carreira, remuneração, etc.
- Realizar eventos relacionados a essa área.
7- Empreendedorismo
Essa parte é em especial para os diretores, fundadores e coordenadores das ligas acadêmicas. Isso porque ao fundar, gerenciar, cuidar você está desenvolvendo habilidades que serão fundamentais para o seu futuro. Desde cedo você aprende a contactar profissionais para as aulas, a manejar os recursos financeiros, a obter apoio/patrocínio, a realizar eventos de grande público, dentre outros. Tudo isso ajudará muito na hora de montar seu consultório, ou clínica ou qualquer tipo de negócio dentro da área médica.
Espero que com esses pontos você esteja convencido do quão positivo pode ser participar de ligas acadêmicas. O ano está só começando, então ainda dá tempo de se envolver e obter todas essas vantagens. Bons estudos e bom trabalho!