Passou no vestibular, entrou na Universidade de Medicina e agora está de frente à inúmeras matérias diferentes, adaptação à faculdade e não sabe quais livros comprar para iniciar seus estudos?
Foi para você que o Jaleko preparou esse post, para te ajudar na escolha do seu material de estudo.
Antes de falar sobre os “melhores” livros de anatomia, lembre-se de que você deve escolher o livro/material que melhor se adeque à SUA forma de estudo.
O que é bom para a maioria nem sempre será bom para você. Mas vamos então ao que interessa!!
Primeiro, você precisa saber diferenciar, em anatomia, o livro texto do livro atlas.
O livro texto traz a abordagem teórica do assunto, descrevendo anatomicamente os órgãos e partes do nosso corpo, podendo trazer também imagens básicas para ilustrar.
Já o livro atlas traz imagens e desenhos de peças anatômicas, indicando apenas o nome das partes, sem fazer um aprofundamento teórico.
Quanto ao livro texto, temos alguns que atendem às expectativas durante o estudo. Todos a seguir são livros de volume único, ou seja, a anatomia de todo o corpo está descrita em um único livro.
O livro “Anatomia Orientada para a Clínica” – Moore é um livro claro, que traz, em seus “boxes azuis”, correlações clínicas, lesões e patologias comuns, associadas à anatomia da área que está sendo estudada.
Além disso, traz algumas imagens ilustrativas dos temas abordados. A edição mais recente do livro é a 8ª, publicada em dezembro de 2018 – acabou de sair do forno.
É um livro muito utilizado, por atender bem aos alunos. Você não pode deixar de conferir.
Outro livro texto utilizado, esse você já ouviu falar mesmo sem conhecer o livro, é o “Gray’s – Anatomia de Gray’s”, a base anatômica da prática clínica.
O nome do livro já virou até série, sendo “Gray’s Anatomy” uma das séries mais famosas por aí. O livro é um clássico, que teve sua primeira edição em 1858.
Seu texto é claro e completo e, em 2016, a 41ª foi publicada, trazendo um texto ainda mais aprimorado.
O Gray’s, assim como o Moore, traz imagens ilustrativas e, para enriquecer ainda mais o seu estudo, traz imagens de raio-X, tomografia computadorizada, etc.
Uma opção que vale a pena pensar também é o livro “Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar” , de Dangelo e Fattini.
O livro é brasileiro e traz um texto de fácil compreensão, direto e completo. Pode ser um aliado para você por ser um livro curto, mas completo.
Está entre os livros de referências de diversos concursos nacionais, graças a sua excelente qualidade.
Em relação às imagens, Dangelo e Fattini trazem a maior parte de suas imagens em preto e branco, que é uma desvantagem, mas basta você estudar tendo-o em mãos juntamente com um atlas.
O livro “Anatomia” , de Gardner é também um ótimo livro. Traz toda a anatomia, desde os conceitos mais básicos, fazendo uma boa correlação de tais conceitos. É também um dos melhores livros de anatomia.
Porém, é um livro com poucas figuras (e as que tem são em preto e branco), que teve sua última edição (a 4ª) lançada em 1978, e não traz tanta informação prática, como casos clínicos, relacionados.
Mas, ainda assim, para o estudo da anatomia descritiva, é um ótimo livro.
O livro de “Anatomia Humana Básica” , de Spencer é uma opção para quem busca um livro texto de anatomia, pois traz a anatomia de forma clara e entendível.
Porém, assim como o livro anterior, sua última edição foi a 2ª, publicada em 1991, e não traz correlações clínicas.
Agora, vai uma dica especial para quem está se aventurando na neuroanatomia, o MELHOR e CLÁSSICO livro é o “Neuroanatomia Funcional” , por Angelo Machado.
É um livro bom de ler por ser uma leitura gostosa. Traz com excelência a neuroanatomia, sendo uma grande referência neste estudo. Vale MUITO a pena, não deixe de ler.
E o último livro texto que trarei hoje como sugestão é um livro de casos clínicos, no qual você pode estudar a anatomia a partir de um caso clínico, o que muitas vezes é bom por tornar o estudo mais interessante, além de ser como um encaminhamento, um apontamento sobre o que estudar.
É o livro “Anatomia Clínica Baseada em Problemas” , escrito por professores de anatomia e médicos com experiência clínica, como Lucia Pezzi, Silvio Neto, entre outros.
O livro traz perguntas referentes aos casos clínicos, facilitando o aprendizado por levar o estudante a buscar respostas para tais perguntas.
Quanto ao livro atlas, para o estudo das peças anatômicas, naquelas centenas de horas que você ficará no anatômico a partir de agora – se prepare para o cheiro de formol – há também alguns livros preferidos pelos estudantes.
O Sobotta é um atlas de Anatomia muito bom. Traz ilustrações (em desenhos) das peças anatômicas em ótima qualidade com imagens claras.
A desvantagem do Sobotta é ser 3 volumes, ou seja, 3 livros que ilustram toda a anatomia. A edição mais recente é a 24ª, publicada em janeiro de 2018.
Outro Atlas muito utilizado pelos estudantes é o Netter, 7ª edição. Possui figuras ótimas, com alta qualidade, desenhos de mestre.
Grande referência quando se trata de Atlas de Anatomia e com uma grande vantagem em relação ao Sobotta, é um livro de volume único. Vale a pena tê-lo.
Talvez você também já tenha ouvido falar no “Atlas de Anatomia Prometheus” , de Schulte, Schumacher, e Schunke.
É também um bom atlas, traz a anatomia e algumas correlações clínicas. Porém, assim como o Sobotta, é um livro de 3 volumes, o que, ao meu ver, é uma desvantagem pela questão de porte dos livros.
Às vezes, você vai viajar e quer levar um atlas de anatomia, mas ainda nem sabe qual parte do corpo vai estudar. Levar 3 livros é mais difícil do que um só, né? Mas, em questão de conteúdo, é um ótimo atlas.
E por fim, mas não menos importante, o “Atlas de Anatomia Humana Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional”, de Yokochi. É um atlas diferente dos falados acima, por trazer fotos reais das peças anatômicas.
É um livro muito bom para auxiliar o seu estudo, por aproximar-se mais do real, e, assim, você já vai se familiarizando com as peças que você estudará no anatômico.
Particularmente, meus preferidos livros texto de anatomia foram/são “Anatomia Orientada para a Clínica” do Moore, por trazer de forma clara a anatomia juntamente com a correlação clínica, e o “Neuroanatomia Funcional” de Angelo Machado.
Quanto ao atlas, apesar de já ter estudado por todos aqui citados, escolhi o Netter , por trazer, em volume único, a anatomia de todo o corpo e em ótimas figuras.
Mas enfim, escolha o que melhor se adeque a você, estude e seja feliz.
É isso galera, espero ter ajudado um pouco na escolha de seus livros. Bons estudos!!! Até a próxima!
Veja também: https://blog.jaleko.com.br/anatomia-e-vascularizacao-do-estomago/